Prefeitura de Ivaiporã conscientiza população sobre Combate ao Trabalho Infantil

Equipe do departamento de Assistência Social realiza panfletagem

Equipe do departamento de Assistência Social realiza panfletagem

A Prefeitura de Ivaiporã promoveu ações de conscientização referentes ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que é celebrado dia 12 de junho.

As ações foram realizadas por intermédio do Departamento Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

No comércio foi distribuído jornal contendo orientações sobre formas de combater o trabalho infantil. No trânsito foram distribuídos panfletos e exibida faixa referente ao tema.

A diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Ana Franciscato, disse que na infância é preciso brincar e aprender, e não trabalhar. “Se a criança ou adolescente é forçado a trabalhar, a fase mais importante, que é a infância, é atropelada”, observou.

Débora Bueno, assistente social e coordenadora do Creas, afirmou que é necessário reforçar o combate ao trabalho infantil especialmente devido à pandemia do coronavírus (Covid-19). “Estudos revelam o aumento do trabalho infantil por causa da vulnerabilidade causada pela pandemia – especialmente na área econômica. Por isso, é fundamental proteger as crianças e adolescentes”, alertou.

O Ministério Público do Trabalho em parceria com a Justiça do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho e Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil realizam a campanha única e nacional. O objetivo é alertar sobre o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil motivado pelos impactos da pandemia.

A Organização Internacional do Trabalho estima que atualmente trabalham 152 milhões de crianças no planeta – possível reflexo da perda da renda familiar e da evasão escolar.

Comentários