Projeto prevê mais segurança na instalação de box para banheiro

Os deputados Alexandre Curi (PSB), Luiz Claudio Romanelli (PSB) e Ademar Traiano (PSDB) apresentaram na segunda-feira, dia 8 de junho, um projeto de lei que garante mais segurança ao consumidor, sobretudo àqueles que usam box em vidro nos banheiros. A proposta determina às empresas que comercializam vidros para box de banheiro a informar ao consumidor os tipos de vidros de segurança existentes no mercado e que ajudam a evitar acidentes.

“No ato da compra, o consumidor deve ser informado sobre a NBR 14.207/2009, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, diz Romanelli. O deputado afirma, conforme o projeto, que as películas de segurança devem ser aplicadas nos vidros, de acordo com a norma, para evitar acidentes.

Segundo a proposta, os acidentes domésticos envolvendo esses vidros são muito comuns e as causas são variadas. A quebra pode ser resultado de rachadura e lascas na superfície ou impactos sofridos pelo vidro, que acumula tensões até chegar ao limite e quebrar, sem necessariamente haver o contato do usuário.

No texto, Romanelli justifica que a escolha do tipo correto de vidro para boxes de banheiro é fundamental para garantir a segurança dos usuários. “É fundamental que o consumidor tenha conhecimento dos tipos de vidros permitidos pela norma ABNT NBR 14207/2009. Esta norma técnica especifica os requisitos mínimos para os materiais utilizados no projeto e na instalação de boxes de banheiro fabricados a partir de painéis de vidro de segurança para uso em apartamentos, casas e hotéis”, explica.

Comentários