Lunardelli adquire aparelho de hemograma semi-automatizado

Simoni Belinato mostra aparelho adquirido para laboratório municipal

Simoni Belinato mostra aparelho adquirido para laboratório municipal

Para agilizar a realização de exames de sangue e dar um diagnóstico mais preciso aos médicos do município, a Prefeitura de Lunardelli adquiriu, recentemente, um analisador hematológico semi-automatizado. O equipamento foi comprado com recursos próprios do município, por indicação dos vereadores, no orçamento impositivo.

A farmacêutica e bioquímica, responsável pelo laboratório municipal de Lunardelli, Simoni Belinato Rezende, explicou que esse equipamento possibilita agilidade na análise dos exames de sangue e, com o analisador, o laboratório municipal quadruplicou sua capacidade de realizar exames, zerando a fila de hemogramas.

Anteriormente, a análise era realizada de forma manual, onde o técnico tinha que diluir a amostra em lâminas e depois fazer a contagem de leucócitos, plaquetas, entre outros. Com o novo aparelho, esse processo é semi-automatizado, ganhando agilidade e aumentando a quantidade de exames processados diariamente. “O hemograma é um exame básico e, praticamente, em toda consulta médica esse tipo de procedimento é solicitado e, agora, teremos condição de apresentar um resultado ainda mais exato”, salienta.

Apesar dos funcionários do laboratório sempre trabalharem com muito empenho, o novo equipamento fornece todos os dados que são necessários no exame básico de sangue.

O prefeito de Lunardeli, Reinaldo Grola comenta que, apesar de não ser um aparelho barato, o equipamento já possibilitou o aumento na quantidade de exames diários, que agora chegam a 20 por dia. E com isso, foi possível zerar a fila pelos exames e o município também tem uma economia, já que não precisa mais comprar exames em laboratórios particulares.

Comentários