A importância da Psicologia no pós-pandemia

Psicologia Fatec - Jenifer de Paula coordenadora do curso de Psicologia

Psicologia Fatec - Jenifer de Paula coordenadora do curso de Psicologia

A nova coordenadora do curso de Psicologia da Fatec de Ivaiporã, Jenifer Pavan de Paula, avalia que o profissional de Psicologia já está tendo um papel fundamental nesse período de pandemia, causada pela Covid-19, e que essa importância será ainda maior no pós-pandemia.

Ela analisa que, nesse período de inúmeras incertezas sobre o futuro, é natural que as pessoas apresentam ansiedade, medo, preocupação com o que pode acontecer tanto na questão financeira, saúde e relacionamentos. “Isso que estamos passando é uma realidade diferente; é como se todas as áreas da nossa vida entrassem em crise ao mesmo tempo”, comenta.

Ela avalia que a cultura brasileira não dá a importância devida à saúde mental, no entanto, no pós-pandemia o profissional de Psicologia terá um papel fundamental para ajudar as pessoas a lidarem com os sentimentos de perda, luto, tristeza e raiva, muitas vezes negligenciados. “O profissional de Psicologia é capacitado para ouvir as pessoas que estão sofrendo e as acolher; e sempre será referência em fazer as pessoas entenderem seus sentimentos, para ter uma vida mais leve e passar pelos próximos períodos de maneira mais firme”, ressalta.

Saúde mental

Jenifer de Paula frisa que muito tem se falado de saúde mental e que a pandemia tem trazido consequências diretas ao emocional das pessoas, mas que, em nenhum momento, saúde mental significa sinônimo de felicidade, plenitude, calmaria ou tranquilidade, mas sim que as pessoas possam enfrentar essa situação de forma adequada. “Temos que considerar que é normal a pessoa, nesse momento, sentir medo, ansiedade e incertezas e estar triste e preocupada, pois a questão da saúde mental foi atingida muito forte, para isso que o profissional de Psicologia é o adequado para esse período”, ressalta.

Comentários