Pitanga adota novas medidas para conter expansão da Covid-19

Emily Sakurai e Maicol Barbosa falam sobre medidas contra a Covid-19

Emily Sakurai e Maicol Barbosa falam sobre medidas contra a Covid-19

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, e a secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai, concederam entrevista coletiva na manhã dessa quarta-feira, dia 3 de junho, para explicar as novas medidas adotadas pelo município com relação a Covid-19, tendo em vista que, nos últimos dias, foram confirmados dois casos positivos, de contaminação ocorrida na própria cidade.

Algumas das mudanças estão no decreto 124, de 3 de junho, que determina a realização do toque de recolher no município a partir dessa quarta-feira, das 22h00 às 6h00. Segundo o prefeito, houve uma ampliação no horário para não prejudicar os estabelecimentos comerciais, como bares e lanchonetes, que estão trabalhando em horário ampliado, mas destaca que a medida será fiscalizada com mais rigor e não será tolerado que as pessoas fiquem transitando sem motivo e apenas será permitido em caso de emergência ou trabalhadores de serviços essenciais.

O decreto também determina que as secretarias municipais façam remanejamento de servidores para ajudar na estruturação de ações de combate a Covid-19, desde que compatíveis com a natureza do cargo ocupado pela pessoa. Segundo o prefeito Maicol Barbosa, haverá uma fiscalização mais intensa no comércio e com relação ao uso obrigatório das máscaras, higienização das mãos e cumprimento das normas para evitar aglomerações, inclusive, com abordagens em locais particulares que estiverem descumprindo as normas sanitárias, promovendo festas, churrasco e ajuntamento de pessoas.

Para realizar essa fiscalização, a prefeitura determinou a suspensão das barreiras sanitárias e os bloqueios na entrada da cidade, pois como o vírus já está circulando dentro do município, a barreira perde a principal função, que era evitar a chegada da doença no município. Os funcionários que trabalhavam no local serão remanejados para o trabalho maior de fiscalização. Além disso, foram vários os relatos de pessoas que não respeitavam as barreiras, destruíram as manilhas colocadas para impedir o trânsito e expunham os funcionários da prefeitura ao risco de contaminação.

O prefeito apela para a conscientização da população, destacando que, nesse momento, as pessoas devem evitar ao máximo se expor ao vírus e, principalmente, realizar churrascos, confraternizações e receber visitas de outras cidades. “Se todos tiverem consciência e fizerem sua parte, não precisaremos adotar medidas duras como, por exemplo, um fechamento total das atividades, que traria prejuízos econômicos muito grandes para o município”, frisa o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai, comenta que a orientação, a partir de agora, para as pessoas que sentirem sintomas da Covid-19 é procurar o postão (centro municipal de saúde central), que tem uma estrutura adequada para o atendimento rápido. Para procurar o serviço, o paciente deve apresentar febre associada a outro sintoma como tosse, falta de ar, dor de cabeça ou diarreia.

Comentários