Exposed Vale do Ivaí denuncia assédio e abuso sexual contra jovens e adolescentes

Campanha busca dar voz a mulheres que sofrem com importunação sexual. Por: Ilustrativa

Campanha busca dar voz a mulheres que sofrem com importunação sexual

Fonte: Ilustrativa

Meninas que residem ou já residiram em municípios do Vale do Ivaí se uniram, na rede social Twitter, e criaram, no dia 28 de maio, o movimento #ExposedValeDoIvaí, espaço onde relatam casos de assédio e abuso sexual que sofreram em diversos momentos da vida. O objetivo das jovens foi desabafar e denunciar sobre casos sofridos que caracterizam o relacionamento abusivo.

Elas usaram o termo “Exposed”, que pode ser entendido como o ato de expor alguém na internet, para identificar as publicações. O assunto com a hashtag “ExposedValeDoIvaí” chamou a atenção para o tema e levantou a discussão sobre a violência contra a mulher e o silêncio de muitas vítimas.

As postagens mais recorrentes eram de meninas relatando que meninos se aproveitavam delas em festas ou situações de vulnerabilidade, situações de abuso descritas que deixaram marcas e traumas profundos nessas adolescentes.

Em um dos casos, a menina relatou que foi abusada por um amigo da família. Em outra situação, a vítima disse que foi assediada por um colega de trabalho e ameaçada caso contasse sobre o ocorrido. Outra vítima afirmou que foi muito difícil, mas necessário, revelar na rede social que sofreu diversas importunações de homens na rua e até mesmo de pessoas próximas dela. “O objetivo é lutar pelo direito de ir e vir das mulheres e acredito que esse movimento abrirá portas para a continuidade dessa luta”, ressaltou umas das jovens entrevistadas.

O movimento inspirado por outros semelhantes que ocorreram em outras cidades e países, ainda incentivou as mulheres para que continuem denunciando e multiplicando as vozes no combate à violência contra a mulher. A repercussão da ação fez com que muitas dessas jovens que relataram as histórias recebessem mensagens de solidariedade e apoio.

Comentários