Fatec apresenta nova coordenadora do curso de Psicologia

Acadêmicos com a nova coordenadora, antes da suspensão das aulas

Acadêmicos com a nova coordenadora, antes da suspensão das aulas

A Fatec de Ivaiporã está com nova coordenadora para o curso de Psicologia. Trata-se da psicóloga Jenifer Pavan de Paula, que já é professora do curso e também de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos, desde julho do ano passado. Formada em 2014 pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), ela tem especialização MBA em Gestão de Pessoas e mestrado em Análise de Comportamento, ambos pela (UEL). A partir de 2017 ela começou a trabalhar como professora de instituições de ensino superior.

Ela assumiu, efetivamente, a coordenação do curso no mês de abril, já durante o período de pandemia e relata que esse é um desafio muito grande, pois o curso de Psicologia da Fatec conta com mais de 160 alunos matriculados e está organizado de forma bem complexa, seja na sua matriz curricular, nos processos ou mesmo no corpo docente, que é composto por 17 professores, altamente qualificados.

Gosto de desafios e encaro como uma oportunidade para fazer a diferença e mostrar tudo que aprendi e o que ainda estou aprendendo dentro da minha experiência profissional e ajudar a aprimorar cada vez mais o curso”.
Jenifer de Paula
Jenifer de Paula assume coordenação do curso de Psicologia da Fatec

Jenifer de Paula assume coordenação do curso de Psicologia da Fatec

Ela avalia que o curso de Psicologia da Fatec está bem estruturado e foi formatado para desenvolver as competências do profissional de Psicologia. “Com isso, tenho segurança de desenvolver um bom trabalho para os alunos, em função dos excelentes professores que temos e, com isso, conduzir a formação dos nossos acadêmicos de forma crítica analítica de um profissional de psicologia, especialmente, no contexto profissional que teremos após essa pandemia”, comenta.

Sobre as ações que pretende desenvolver como coordenadora do curso, Jenifer de Paula quer dar continuidade aos projetos que estavam em andamento, e foram paralisados em função da pandemia, e também trabalhar de forma intensa na elaboração de projetos de extensão do curso. “A faculdade só faz sentido quando tem seu olhar voltado para a comunidade em que ela está inserida, levando o conhecimento produzido em sala de aula em benefício da comunidade e, com isso, vamos formar profissionais capacitados para mudar a realidade da região”, ressalta.

Mesmo nesse momento de distanciamento social, Jenifer de Paula comenta que já está trabalhando com os alunos para que ultrapassem os limites da faculdade e possam expandir os projetos para além das paredes da sala de aula. No início do mês de maio, já foi realizada uma série de palestras virtuais, com profissionais da Psicologia e de também de outras áreas de atuação para os alunos da Fatec.

Ensino Emergencial Remoto

A pandemia da Covid-19 fez com que as instituições de ensino presenciais tivessem que se adaptar rapidamente para continuar atendendo os alunos e dar sequência aos cursos de formação profissional. A Fatec recorreu a algumas ferramentas e tecnologias já disponíveis para viabilizar o ensino emergencial. Para conseguir dar sequência aos estudos, a Fatec está utilizando uma plataforma virtual para que os acadêmicos tenham acesso às aulas de casa, um sistema para o compartilhamento de arquivos, que permite a elaboração de atividades entre professores e alunos.

Um diferencial que está sendo feito pela Fatec é que, durante o período da aula, quando o aluno estaria em sala de aula, o professor daquela disciplina, mesmo que de forma remota, leciona o conteúdo e fica à disposição da sua turma. Para que ocorra essa interação, estão sendo utilizadas ferramentas e aplicativos que permitem videoconferência e interação entre acadêmico e professor. “Sabemos que nada substitui o contato presencial do professor com o aluno e usar essas metodologias ativas têm sido essencial para que o aluno continue aprendendo”, cita.

Com relação à volta as aulas, após o fim da pandemia, a expectativa da coordenadora é grande, pois, na nova função, ela ainda não teve o contato com os alunos e a ideia é que, no retorno das atividades presenciais, outras atividades possam ser realizadas, principalmente, projetos de extensão e parcerias com outras instituições para o desenvolvimento de ações em prol da comunidade.

Roni Ferreira recepciona nova coordenadora do curso de Psicologia

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