Jardim Alegre registra primeiro caso de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim Alegre confirmou na tarde dessa quarta-feira, dia 27 de maio, o primeiro caso de Covid-19 em um morador do município. Segundo a secretária municipal de Saúde, Sílvia Bovo, trata-se de um homem que foi contaminado em outro município. Ela informou que o paciente cumpriu o período de quarenta e isolamento domiciliar fora de Jardim Alegre e não teve contato com familiares que residem no município e, inclusive, já é considerado recuperado, pois foi contaminado há mais de 21 dias e não apresentou sintomas graves da doença. Ela relata que três pessoas estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar e aguardam o resultado de exames e outros seis pacientes suspeitos já tiveram exames descartados para a doença.

Ivaiporã confirma mais um caso positivo

Nesta quarta-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã informou, por meio do Departamento Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, o 14º caso positivo de coronavírus (Covid-19). Trata-se de uma paciente de 25 anos, que se encontra assintomática e no final do isolamento domiciliar.

O diagnóstico foi confirmado pelo Departamento Municipal de Saúde, que utilizou teste rápido do Ministério da Saúde e diagnosticou positivo após vínculo epidemiológico – contato anterior com paciente positivado.

Vale lembrar que o Laboratório Central do Estado (Lacen) utiliza a técnica PCR em Tempo Real (RT-PCR) e contabiliza apenas resultados das amostras de secreção de nasofaringe e de orofaringe dos pacientes sintomáticos ou naqueles que tiveram vínculo epidemiológico, enquanto o Departamento Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica contabilizam os 2 testes: RT-PCR e rápidos que detectam qualitativamente a presença de anticorpos específicos (IgM e IgG). Por isso, há sempre divergência de quantidade de casos positivos no Boletim Covid-19 da Sesa.

Colabore com a saúde: use máscara, higienize as mãos e mantenha o distanciamento social.

Comentários