Calendário da Escola do Esporte sofrerá alterações por conta da Covid-19

A Escola do Esporte apresentou um balanço de como ficaram as competições organizadas pela entidade em parceria com as secretarias municipais de Esporte desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que paralisou as atividades por tempo indeterminado, atendendo às normas sugeridas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, bem como a perspectiva para os próximos eventos que serão realizados quando o esporte puder ser retomado.

O cenário de atividades esportivas no Vale do Ivaí, assim como em todo o mundo é de incertezas, e não fogem à regra, com estádios, arenas e ginásios vazios e de portões fechados desde que a pandemia se alastrou e interrompeu competições de futebol e futsal na região.

As competições organizadas pela Escola do Esporte que estavam em andamento, no primeiro semestre, eram as municipais devido às regionais estarem previstas para iniciar no segundo semestre.

Antes da suspensão das atividades na 2ª quinzena de março, em Lidianópolis, haviam sido definidos os finalistas do Campeonato Municipal de Futebol Suíço. Em Godoy Moreira, a Supercopa Regional de Futebol encaminhava-se para a fase eliminatória. Já a Copa Sicredi de Futebol Municipal encontrava-se na fase de classificação, em Lunardelli. No município de Arapuã, foram paralisados os campeonatos municipais de futebol society e o regional na categoria veterano, assim como em Ivaiporã, que teve o Campeonato de Futebol Suíço Veteranos suspenso. Por sua vez, em Jardim Alegre estão parados os campeonatos de futebol suíço do Assentamento Oito de Abril e do Clube da Piscina, nas categorias livre e veterano.

Adiamentos

Conforme o coordenador da Escola do Esporte, Luiz Carlos Pereira (Chocolate), os Jogos Oficiais do Estado do Paraná como: JOJUPs – Jogos da Juventude do Paraná, JAPs – Jogos Abertos do Paraná, JEPs – Jogos Escolares do Paraná, Bom de Bola, JAVIs – Jogos Abertos do Vale do Ivaí, Copa Paranaense de Handebol série Ouro, Prata e Bronze, organizado pela Liga Paranaense de Handebol, todos foram adiados para 2021 com as mesmas sedes, assim sendo, o município de Jardim Alegre irá sediar no ano que vem a fase regional do JOJUPs, JAPs – Fase Macrorregional, além do JAVIs. Com relação à Copa Paranaense de Handebol, existe a possibilidade de duas etapas da competição acontecerem em Jardim Alegre ainda esse ano, reunindo as melhores equipes de handebol adulto do Paraná. “Todas essas competições suspensas em virtude do Covid-19 refletem no adiamento de campeonatos importantes, que iriam se iniciar no segundo semestre, e como isso é um momento de adaptação, teremos que nos reinventar para diminuir os impactos negativos do esporte causados com essa paralisação”, explicou Chocolate.

Ele prevê que as competições municipais sejam remanejadas para o segundo semestre e que as regionais sejam adaptadas com número reduzido de equipes, para que sejam finalizadas ainda em 2020, casos da Copa Gilberto Tadeu de Futsal aberto e municipal, Copa Doni de Futebol Suíço, Etapa Integração de Mountain Bike e Jogos Comunitários, em Jardim Alegre; bem como o Campeonato de Futebol Sênior (50 anos) e o 13º Campeonato de Futebol Amador Regional do Vale do Ivaí. “Que o nosso esporte de cada dia possa retornar o mais rápido possível, de forma segura e como sempre, saudável”, desejou Chocolate.

Comentários