Pitanga anuncia liberação de recurso para o parque linear

Ilustração mostra como ficará parque em Pitanga

Ilustração mostra como ficará parque em Pitanga

A Prefeitura de Pitanga anunciou a liberação dos recursos, por parte do Governo do Estado, na ordem de R$ 1,5 milhão, para as obras de implantação do Parque Linear Aníbal Khury. A informação foi repassada ao prefeito Maicol Barbosa pelo secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, e pelo deputado estadual, Alexandre Curi. A licitação deve ser realizada nos próximos dias.

Segundo o prefeito, é um projeto grandioso que será utilizado para educação ambiental e lazer, recuperação de uma área bastante degradada, com o plantio de árvores, preservação de águas e controle de insetos. A entrada do parque será pela Avenida Universitária e o espaço terá área construída de quase 25 mil m² e atenderá, principalmente, a região do Parque São Basílio.

Segundo a engenheira ambiental da prefeitura de Pitanga, Patrícia Arns, a principal função do parque linear é ecológica, já que está em um fundo de vale, não pode receber construção e nem ser aterrada. “Com o local vazio, infelizmente, muitas pessoas aproveitam para fazer o descarte de entulhos e produtos perigosos e, com o parque, isso não vai mais acontecer e vai minimizar o impacto ambiental”, frisa.

Além disso, o espaço terá uma função social, com uma academia ao ar livre, área de playground e um local para que a família possa se divertir e ter momentos de lazer. A ideia é que toda a área alagada seja transformada em um lago, com um belo projeto paisagístico, com pista de caminhada e ciclismo no entorno.

O parque linear ganhará o nome de Anilbal Khuri, em homenagem ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, e está inserido no programa de Parques Urbanos do Governo do Estado, que é o aproveitamento de fundos de vale, com a intenção de minimizar os impactos ambientais.

Comentários