Assembleia virtual deve formalizar adesão ao consórcio do SISBI

Queijo se enquadra como produto de origem animal

Queijo se enquadra como produto de origem animal

Os quinze municípios que fazem parte do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã participam na quinta-feira, dia 28 de maio, a partir das 9h00, de uma assembleia virtual, para formalizar a entrada dos municípios no consórcio do Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal), do qual já fazem parte os 17 municípios que compõem o território Paraná Centro. Com essa adesão, os produtores de produtos de origem animal, que hoje trabalham apenas com o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e com isso conseguem comercializar sua produção apenas nos limites do município, poderão, a partir de agora, ter uma área de livre comércio dentro dos municípios que farão parte do consórcio.

O médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo dos Santos, comenta que, após essa assembleia, os estabelecimentos que fazem a transformação de produtos de origem animal como queijos, salames, embutidos, entre outros, poderão solicitar a habilitação para vender seus produtos em toda a área do consórcio. A audiência será conduzida pelo secretário-executivo do território Paraná Centro, Nilson Padilha, e deverá ter a participação de todos os prefeitos, onde serão apresentadas as condições para a adesão ao consórcio e a formalização definitiva da participação e adesão de todos os municípios.

A expectativa é que pelo menos 20 produtores rurais, que já fazem a transformação de produtos, possam ser beneficiados com a medida, além de incentivar outros empreendedores a também aderirem ao programa.

Comentários