IFPR de Pitanga entrega álcool gel para Corpo de Bombeiros e Hospital

Representantes do Hospital São Vicente de Paulo recebem álcool gel produzido pelo Ifpr de Pitanga

Representantes do Hospital São Vicente de Paulo recebem álcool gel produzido pelo Ifpr de Pitanga

O campus de Pitanga do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou na manhã da segunda-feira, dia 25 de maio, a entrega de aproximadamente 100 quilos de álcool gel para o Hospital São Vicente de Paulo, para o Corpo de Bombeiros de Pitanga e a Secretaria Municipal de Saúde. A entrega ocorreu na sede do instituto e teve a presença do diretor geral, Márcio Gonçalves dos Santos; da representante do hospital, Izabela Korobinski; e do cabo Adão Edson, do corpo de bombeiros de Pitanga.

O projeto “Produção de álcool gel antisséptico para uso profilático no combate ao COVID-19” vem sendo desenvolvido pelo campus Pitanga desde abril. A ação é coordenada pelo professor de química Jovane Santana Silva, que também é farmacêutico e coordenador do curso de Tecnologia em Agroindústria, e foi contemplada com um financiamento de quase R$ 5 mil, obtido por meio de um edital do IFPR. O objetivo é fabricar 500 quilos de álcool gel, que será entregue à comunidade local, podendo beneficiar aproximadamente 700 pessoas. Professores, técnicos e estudantes estão envolvidos no desenvolvimento do projeto, desde a produção à distribuição do álcool gel.

O diretor Márcio Gonçalves dos Santos ressalta que esse projeto é extremamente relevante para o campus Pitanga, pois além de beneficiar a comunidade, conta com a participação dos alunos dos cursos de agroindústria e de licenciatura em Química. “Essa é uma ação que iniciamos de enfrentamento à doença no campus, mas outras ações estão sendo planejadas no sentido de auxiliar a população de Pitanga e outras instituições, para conter o avanço da doença no município”, cita o diretor.

A diretora financeira do Hospital São Vicente de Paulo, Izabela Korobinski, agradeceu ao instituto federal, em nome da provedoria e dos funcionários do hospital pela doação do insumo, que será muito útil durante o combate à pandemia. Ela relata que, em alguns casos, houve aumento de 100% no valor que o hospital pagava pelo álcool gel. “Somos uma entidade carente e toda a ajuda é bem vinda e, certamente, esse produto veio em um momento certo e é uma grande ajuda para o hospital”, cita.

O bombeiro militar cabo Adão Edson representou a corporação e também agradeceu a doação do álcool gel, que tem sido importante, pois é utilizado na desinfecção das viaturas e também para o atendimento ao público que procura o quartel dos bombeiros.

Comentários