Pitanga instala câmeras de segurança

Câmeras de monitoramento são instaladas no município

Câmeras de monitoramento são instaladas no município

A Prefeitura de Pitanga iniciou, na semana passada, a instalação das câmeras de segurança no município. Três câmeras foram instaladas em pontos estratégicos do município. O investimento inicial, das câmeras e mesa de controle, segundo o prefeito Maicol Barbosa, é de R$ 14 mil, mas já existe um planejamento para a instalação de mais duas câmeras e a expansão do projeto com o monitoramento dos pontos principais da área urbana de Pitanga, principalmente, as entradas e as vias centrais da cidade. Os equipamentos têm excelente resolução, visão em 360º graus e alcance de até dois quilômetros, com nitidez. A tecnologia permite que a prefeitura busque a aquisição de software, que possibilita o reconhecimento facial e também a identificação de placas de veículos, que é uma ferramenta muito eficiente para a detecção de veículos furtados e de pessoas procuradas pela justiça e que estejam transitando pela cidade. As câmeras foram instaladas no trevo da Avenida Getúlio Vargas, no trevo Alexandre Buchmann (na saída para Guarapuava) e uma terceira câmera será instalada na rotatória do Itaú.

O prefeito Maicol comenta que esse é um projeto idealizado desde o início do mandato e, agora a prefeitura deixou de R$ 150 mil no orçamento para iniciar o projeto. No entanto, com a pandemia da Covid-19, alguns recursos estão sendo segurados até o controle da doença.

O prefeito ressalta que a ideia é, a partir da instalação dessas câmeras, expandir o projeto e um dos próximos passos é justamente a aquisição dos programas de reconhecimento facial e identificação de placas, que vão ajudar as autoridades de segurança pública a identificar, rapidamente, quando um veículo suspeito circular por Pitanga ou uma pessoa procurada pela Polícia, captada por alguma imagem. Além disso, as câmeras irão ajudar a Polícia Civil no trabalho de investigação e inibirão a prática de crimes. “Isso vai dar maior velocidade às ações policiais e oferecer mais segurança à população de Pitanga, principalmente, após o episódio dos furtos aos bancos do município, em 2018!, finaliza o prefeito.

Comentários