Ivaiporã confirma mais um caso positivo

Imagem da notícia.

Nessa quarta-feira, dia 20 de maio, a Prefeitura de Ivaiporã confirmou mais um caso positivo de Covid-19 no município. Após quase 20 dias sem nenhuma ocorrência, o 12º foi notificado positivo pelo Departamento Municipal de Saúde. Trata-se de um homem de 57 anos, que está em isolamento domiciliar fora do município. Ele testou positivo após realizar o teste rápido para coronavírus (Covid-19), que detecta o IgM (anticorpo recente) e o IgG (provável recuperação). Outras 14 amostras foram coletadas e serão encaminhadas para o Laboratório Central do Paraná (Lacen) para análise.

Além disso, foram enviadas 14 amostras ao Lacen (Laboratório Central do Estado), que utiliza a técnica PCR em Tempo Real (RT-PCR) na aplicação de diagnóstico do Covid-19 detectando a contaminação entre 3 e 7 dias a partir do contato com o vírus.

Esta semana, o Governo do Estado aumentou a testagem como estratégia de combate ao Covid-19. Por isso, as equipes do Departamento Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã acreditam que os resultados das amostras possam sair de forma mais célere.

A Prefeitura de Ivaiporã aproveita para reforçar a importância do uso de máscara, álcool 70% e distanciamento social enquanto perdurar a pandemia – além de evitar aglomerações.

Estado

Além deste caso positivo, que ainda não consta no Boletim Diário da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 136 novos casos da doença no Estado, incluindo o paciente de Pitanga, que foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga. Com isso, o número de casos no Estado chega a 2616. Os novos casos foram registrados em Curitiba (28), Cascavel (20), Londrina (13), Ponta Grossa (10), Pinhais (6), Campo Largo, Cornélio Procópio, Maringá, Piraquara (4), Araucária e Guarapuava (3), Cafelândia, Cambé, Diamante do Sul, Nova Esperança, São José dos Pinhais e Umuarama (2), além das cidades de Agudos do Sul, Andirá, Apucarana, Assis Chateaubriand, Braganey, Capanema, Carambeí, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Luiziana, Mandaguaçu, Marechal Candido Rondon, Paiçandu, Pato Branco, Pitanga, Quitandinha, Rolândia, Santa Isabel do Ivaí, Santa Tereza do Oeste, Sarandi, Tamarana, Terra Rica, Uraí e Wenceslau Braz, com um caso cada.

Além das novas confirmações, o Paraná registrou mais sete óbitos pela doença, que ocorreram nas cidades de Tamarana (mulher, 38 anos), Apucarana (mulher, 60 anos), Londrina (mulher, 80 anos), Sarandi (homem, 47 anos), Paraíso do Norte (homem, 69 anos), Francisco Beltrão (homem, 72 anos) e Cascavel (homem, 86 anos). Com isso, o Estado tem agora 137 óbitos relacionados à doença.

O Paraná conta com 1608 pessoas recuperadas da Covid-19 e 179 pessoas estão internadas com a suspeita da doença, sendo que 78 ocupam leitos de UTI. A soma com os casos suspeitos da doença e que estão em UTI representam uma ocupação de 38% dos leitos no Paraná, percentual menor do que o registrado ontem, quando eram 39%.

Comentários