Saúde de Pitanga detalha situação do paciente com Covid-19

O município de Pitanga confirmou na manhã dessa quarta-feira, dia 20 de maio, o primeiro caso de Covid-19 de um morador da cidade. Trata-se de um homem de 54 anos, que trabalha como caminhoneiro e que estava, há cerca de um mês, trabalhando na região de Belém, estado do Pará.

Segundo informou a secretária municipal de Saúde de Pitanga, Emily Sakurai, no retorno para Pitanga, o paciente começou a sentir os sintomas da doença e, ainda na estrada, fez contato com a equipe da Secretaria de Saúde, que atendeu o homem na rodovia, antes da barreira sanitária montada na entrada da cidade. Uma ambulância foi acionada e encaminhou o paciente até a cidade de Guarapuava, onde ele está internado desde sábado. O homem está hospitalizado com oxigenoterapia, mas sem necessidade de UTI e seu quadro de saúde é estável.

Ele não teve contato com nenhum familiar que reside em Pitanga, mas seu filho, que estava viajando junto, está em isolamento domiciliar, sem sintomas. A equipe de saúde de Pitanga fará nessa quarta-feira, dia 20 de maio, a coleta de material para exame, que será encaminhado ao Laboratório Central do Paraná (Lacen).

Emily Sakurai reforça que a população deve tomar os cuidados recomendados pela saúde do município, como a necessidade de higienização das mãos, uso de máscara de proteção, distanciamento social e, se possível, ficar em casa e só sair em caso de necessidade, especialmente as pessoas dos grupos de maior risco da doença, como idosos, imunosuprimidos, doentes crônicos, crianças e gestantes.

Comentários