Ciretran retoma exames teóricos com restrições

Jocimar Faria e Chico Maia conversam sobre retomada dos testes teóricos e práticos

Jocimar Faria e Chico Maia conversam sobre retomada dos testes teóricos e práticos

A 38ª Ciretran de Ivaiporã retomou a realização dos exames teóricos nessa segunda-feira, dia 18 de maio, na sede do órgão de trânsito. Desde que foi decretada situação de emergência no Paraná, em função da pandemia da Covid-19, todos os serviços realizados de forma presencial na Ciretran foram suspensos. Há cerca de 15 dias, o sistema foi aberto, exclusivamente, para que os despachantes pudessem realizar a transferência de veículos e substituição de placas e, na semana passada, as autoescolas puderam iniciar os processos de primeira habilitação e agendar horário na Ciretran para a captura das digitais para a biometria e foto. Segundo o chefe da Ciretran de Ivaiporã, Francisco Maia, o acesso à Ciretran é realizado por um aluno de cada vez, usando máscara, com um intervalo entre eles de 10 minutos para a higienização, e o atendimento é apenas por agendamento feito pelas autoescolas, que também marcam os exames de vista e psicotécnico junto às clínicas especializadas.

Desde o dia 13 de maio, as autoescolas puderam oferecer novamente as aulas teóricas, no entanto, nesse momento, elas só podem ser feitas de forma online, com o aluno estudando em casa. Ainda não existe uma data para a liberação das aulas presenciais e, desde a segunda-feira, dia 18, foram retomadas as provas teóricas que são feitas presencialmente na Ciretran. Assim como ocorre com a coleta de biometria, o agendamento é realizado pela autoescola e apenas um aluno por vez pode entrar para realizar o teste. Para tentar atender a demanda, a Ciretran ampliou o horário apenas para esse tipo de serviço. Após cada prova, o equipamento também é higienizado.

Para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio, retomam os exames práticos, também por agendamento e com entrada no local de prova, apenas do candidato e do instrutor da autoescola que vai assinar a pauta dos exames. Além disso, o carro precisa ser higienizado a cada teste e os locais onde o aluno e o instrutor colocam a mão precisam ter um reforço na limpeza. Tanto aluno como examinador precisam usar máscara e evitar o máximo contato possível.

Veículos

Chico Maia comenta que, mesmo com a retomada da realização dos exames, os candidatos que estavam com processo em andamento e que ainda não foram concluídos continuam com os prazos suspensos, em função da pandemia. Ele acredita também que, nos próximos dias, os postos do Detran que funcionam nos municípios deverão voltar a funcionar para os serviços de transferência de veículos.

Já sobre o atendimento presencial na Ciretran, Chico Maia, acredita que isso ainda não tem prazo para ser normalizado. Mas ele destaca que, possivelmente, será feito apenas por agendamento e com restrição de entrada no local. “Nesse momento, a orientação é que as pessoas procurem acessar o serviço através do site do Detran-PR, já que nesse espaço existe uma série de demandas que podem ser resolvidas”, comenta.

Comentários