IFPR de Pitanga entrega álcool em gel para Secretaria de Saúde de Pitanga

Técnicos do Ifpr e gestores mostram produção do álcool gel

Técnicos do Ifpr e gestores mostram produção do álcool gel

O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Pitanga, na sexta-feira, dia 8 de maio, fez a entrega de 50 quilos de álcool em gel 70º para a Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga. Segundo o professor Jovane Santana Silva, coordenador do projeto, a ideia é que a cada semana sejam entregues 50 quilos do insumo e isso foi possível após uma parceria com a prefeitura local, que forneceu os materiais que possibilitam a produção de meia tonelada do produto para a desinfecção das mãos. “Nosso objetivo era fabricar cerca de 200 quilos, no entanto, graças a essa parceria, conseguimos mais que dobrar a produção, que também será destinada à comunidade local e para atender os servidores da área da saúde e segurança, que estão na linha de frente dessa batalha”, ressalta o professor.

O diretor do campus do IFPR, Márcio Gonçalves, explica que desde o início do isolamento social, o IFPR está procurando participar ativamente da luta contra o coronavírus. A instituição de ensino participou de um edital, com o objetivo de financiar projetos voltados ao enfrentamento da pandemia. O Campus Pitanga se submeteu e foi contemplado com o projeto “Produção de álcool gel antisséptico para uso profilático no combate ao covid-19”, que está sendo coordenado pelo professor Jovane Silva, coordenador do curso superior de Tecnologia em Agroindústria, que é químico e farmacêutico bioquímico.

A produção está sendo feita por servidores, professores e alunos do curso de Agroindústria e licenciatura em Química, que estão atuando de forma voluntária.

Outras ações

Além da produção de álcool gel, o IFPR de Pitanga realiza também ações de conscientização sobre os cuidados e higienização, assim como do isolamento social, nas redes sociais do campus. Foram realizadas organizações de transmissões ao vivo com temas como: Saúde Mental em Época de Pandemia; COVID-19 e as Mudanças Tecnológicas e Acessibilidade: Tecnologia Assistiva e Direitos Humanos, além de uma campanha de arrecadação de dinheiro e alimentos entre os servidores e colaboradores para a aquisição de cestas básicas e produtos de higiene.

Também estão envolvidos na produção de álcool gel os professores Felipe Augusto Fernandes Borges, Angélica de Sousa Hrysyk; Daniel Rottella Cocco, Cassiana Kissel e dos técnicos de laboratórios Daniel Hachiya de Oliveira e Thiago Henrique Bellé

Segundo a secretária municipal de Saúde de Pitanga, Emily Sakurai, as parcerias entre as instituições de ensino sempre foram importantes para o serviço público, principalmente, nesse momento. “Estamos encontrando dificuldades na aquisição de insumos, muitas vezes, pelo aumento de valor e grande procura no mercado e, nesse momento, essa interação com as instituições está trazendo muitos benefícios, tanto para os profissionais de saúde como para sociedade. Essa iniciativa do IFPR campus Pitanga é ótima, pois alia ensino, pesquisa e extensão”, frisa a secretária de Saúde.

Comentários