Turismo de Lunardelli é fortemente impactado com a crise da Covid-19

Cidade turística é impactada com pandemia da Covid-19

Cidade turística é impactada com pandemia da Covid-19

Uma das cidades que mais está sendo atingida pela crise provocada pela pandemia da Covid-19 na região, é Lunardelli, que tem boa parte da sua economia pautada no turismo religioso. Com a restrição de realização de eventos religiosos e aglomerações em todo o Estado do Paraná, boa parte dos negócios e empresas do município perdeu sua renda de um dia para o outro. Há praticamente seis semanas não há mais turistas e, às vésperas do dia 22 de maio, quando é comemorada a padroeira de Lunardelli, as perspectivas não são das melhores.

Em anos anteriores, o mês de maio era a principal data para o turismo de Lunardelli, mas, nesse ano, a expectativa é muito ruim. Segundo o secretário municipal de Turismo, Francisco Aparecido Izidoro, o município costumava receber cerca de 300 mil pessoas por ano, vindo de todas as partes do Brasil. Esse movimento representava cerca de R$ 450 mil por mês, que eram injetados na economia local, com compras em padarias, restaurantes, mercados e com os artesãos, que produzem e comercializam artesanatos e lembranças do município. Francisco Izidoro acredita que cerca de 300 pessoas foram diretamente atingidas pela falta de turistas.

Uma das iniciativas que está sendo realizada, para tentar minimizar os impactos da pandemia, é uma campanha para incentivar a população fazer suas compras no comércio local. “Estamos conversando com o comitê de desenvolvimento local e pensando em criar vários estímulos e incentivos, principalmente, para que as pessoas comprem no comércio local”, ressalta.

Uma das ideias propostas foi a criação de um projeto de estímulo às compras locais, para que, principalmente, nesse Dia da Mães, a população compre presentes no comércio de Lunardelli e não precise se deslocar para outros centros. “Quando as pessoas compram produtos no comércio local, conseguimos a manutenção do emprego, a geração de renda, que faz com que o dinheiro circule na cidade. Isso é muito importante para Lunardelli”, frisa o secretário do Turismo.

Ele ressalta que esse projeto tem o apoio do Sebrae, que tem buscado alternativas para minimizar os efeitos nocivos da pandemia na economia de Lunardelli. “Estamos colocando carro de som e com campanha nas redes sociais para valorizar o trabalho local e torcendo para que possamos retornar o mais rapidamente possível, pois o turismo é importante para o sustento de muitas famílias”, ressalta.

Festa da Padroeira

Francisco Izidoro comenta também que a festa da padroeira de Lunardelli deve ser realizada quase que totalmente de forma virtual. No começo dessa semana, devem ser divulgadas as ações que serão realizadas durante o mês de maio, no Santuário de Santa Rita de Cássia.

Comentários