Pitanga incentiva a diversificação rural

Secretaria de Agricultura faz visita a canteiro de produção de morangos

Secretaria de Agricultura faz visita a canteiro de produção de morangos

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Pitanga está incentivando projetos de diversificação da agricultura familiar para produção de um ou mais produtos de hortifruti nas propriedades, viabilizando uma segurança financeira maior para os agricultores, com o aumento da renda e da oferta de produtos dentro do município.

Nesse sentido, por meio da assistência técnica, os produtores que demonstrarem interesse serão amparados para oferecer produtos de qualidade e com valor agregado, valorizando a agricultura familiar do município. No dia 30 de abril, foi realizada uma visita ao produtor Gabriel Puretz, que faz o cultivo de morango.

A visita teve o objetivo de observar como é feita a estrutura de produção de morangueiro suspenso, custo de produção e viabilidade do negócio. A ideia é elaborar um projeto que irá auxiliar na implantação dessa cultura nas propriedades de agricultores interessados. Observando a possibilidade e aptidão do produtor para o cultivo suspenso ou em canteiros.

Além deste, está sendo planejado um projeto para produção de uvas, destinadas ao processamento de suco e vinho. Outras ações de diversificação já estão sendo realizadas como o cultivo de maracujá e tomate.

Os produtos de hortifruti, além de serem vendidos in natura, podem receber o beneficiamento, agregando valor e visando outros mercados consumidores. Essa é uma perspectiva de renda acessível para os produtores, que ocupa pouco espaço e pode trazer bom retorno.

Comentários