Calendário dos Jogos Oficiais do Estado é atualizado

O Governo do Estado tomou inúmeras medidas até o presente momento para o combate à Covid-19. Ações e contingenciamentos necessários para a proteção da população e também para que as atividades essenciais pudessem ser mantidas, sem deixar de atender, mesmo que de modo adaptado, as demandas de outras áreas importantes para a sociedade.

Em virtude disso, a Superintendência Geral do Esporte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, fez uma readequação do calendário oficial. Foram estudadas todas as variáveis possíveis, respeitando a janela de prazos de execução até o fim do ano, o orçamento agora disponível e também a questão operacional, principalmente, no que se referem às estruturas, alojamentos e também aos recursos humanos. Vale ressaltar, ainda, quando da realização futura desses eventos, todo o cuidado que será tomado no que tange às questões de saúde e protocolos orientados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Eventos como os Jogos Escolares do Paraná – JEPS, Jogos Escolares Bom de Bola, Jogos Abertos do Paraná – JAPS e Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS: Fases regionais e a Fase Final B foram cancelados, enquanto os Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS: Fase Final e Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná – PARAJAPS foram adiados.

As possíveis datas e formatos de cada competição ainda estão em estudo, pois dependem de ajustes com as prefeituras dos municípios-sedes de cada evento e de conversas com a Educação. As reuniões serão realizadas durante o mês de maio, de forma virtual, tratando individualmente de cada evento.

Quanto à realização dos Jogos Abertos do Vale do Ivaí – JAVIS, que têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência, a informação é que neste ano, em razão do contingenciamento dos recursos do Esporte para auxílio à Saúde, este apoio não será disponibilizado, ficando a decisão da realização ou não do evento sob responsabilidade de seus organizadores.

Comentários