Professor Caloi participa de bate-papo sobre atividades cognitivas

Professor destaca importância das atividades cognitivas. Por: Divulgação

Professor destaca importância das atividades cognitivas

Fonte: Divulgação

O professor ivaiporãense Hélio Cruz Leão, conhecido como professor Caloi, que tem o trabalho reconhecido por diversas universidades, feiras e mostras do Brasil, Colômbia e Peru, com as pesquisas científicas de jogos como ferramentas pedagógicas para facilitar o processo de ensino aprendizagem, com metodologias diferenciadas e diversificadas para os psicólogos, professores e estudantes, destaca-se também com os estudos que contemplam o atendimento especializado para as pessoas na condição de Altas Habilidades/Superdotação e Espectro do Autismo.

Recentemente, Caloi foi convidado pela doutora Karina Fideles Filgueiras, professora do Departamento de Psicologia da PUC-MINAS e pelo projeto de extensão – enriquecimento da aprendizagem para desenvolvimento de habilidades (head) da PUC-MINAS, para uma Live no Instagram, com um bate papo sobre a importância das atividades cognitivas para pessoas na condição de Altas Habilidades/Superdotação e sugestões de atividades para o enriquecimento curricular e suplementação acadêmica.

O Projeto Head da PUC-MINAS atende crianças com perfil de altas habilidades/superdotação e oferece oficinas de conhecimento por extensionistas dos mais diversos cursos de graduação da universidade, a fim de desenvolver as potencialidades dos participantes, além de possibilitar a informação e formação de professores e gestores da educação básica e dos familiares sobre a temática das altas habilidades/superdotação, proporcionando a identificação e o desenvolvimento de atividades para o enriquecimento curricular, desenvolvendo as potencialidades em caráter pedagógico interdisciplinar, a partir do interesse dos participantes, dos pais e professores, por meio de ações dos alunos de todos os cursos da PUC Minas, com especial ênfase no curso de Ciências Biológicas, parceiro na prática curricular de extensão, além dos demais cursos do ICBS, IPUC, ICEI, ICH, FAPSI e FCA.

Durante a Live, o professor Caloi fez uma explanação do atendimento pedagógico, acompanhamento psicológico e a importância da família na integração do processo de crescimento e acompanhamento das pessoas na condição de Altas Habilidades/Superdotação, dando ênfase na estrutura do conhecimento e desenvolvimento da plasticidade cerebral, baseando nos interesses dos alunos, nas perspectivas de pesquisa com atividades exploratórias de enriquecimento curricular e suplementação acadêmica no processo ensino-aprendizagem com ações concretas e significativas.

Ele esclareceu ainda que os envolvidos no processo escolar precisam ajudar os alunos a perceber que há correspondência entre escola e os seus desejos de aprender e demonstrar a interligação entre todos os gêneros de aprendizagem, sempre usando as capacidades ou ideias familiares como ponte entre os alunos e a escola ou outras que lhes sejam menos familiares. “Precisamos melhorar a motivação dos alunos em relação ao ensino aprendizagem e encorajar os alunos para olhar um tema de pesquisa por meio das lentes do seu próprio interesse”, destacou.

O professor contou que a Live repercutiu positivamente e, por isso, decidiu compartilhar os seus conhecimentos, experiências e as sugestões de atividades em novas transmissões ao vivo pelo Instagram @professorcaloi, de segunda a sexta-feira, sempre às 19h00. “Nesse momento de pandemia da Covid-19, temos que estar abertos a novas perspectivas de ensino-aprendizagem e o momento é de isolamento social, acompanhado de prevenções básicas e específicas, sendo assim, nos garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, solidário, crítico e criativo no processo de ensino-aprendizagem”, frisou.

Comentários