Professor de Ivaiporã tem trabalho reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

Professor Caloi e o ministro Marcos Pontes. Por: Divulgação

Professor Caloi e o ministro Marcos Pontes

Fonte: Divulgação

Uma ação pedagógica desenvolvida pelo professor Helio Cruz Leão, conhecido como professor Caloi, integrada ao trabalho do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul – NRE – Ivaiporã – SEED Paraná, teve reconhecimento e destaque com um tópico na página do Site Ciência em Casa MCTIC, com as atividades de conscientização e prevenção da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A página lançada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT reúne conteúdos científicos em forma de jogos, quizzes e vídeos que levam conhecimentos de matemática, química e até astronomia de forma divertida e acessível, sendo uma ótima dica para entreter as crianças nesse período de pandemia. “Tudo começou com vídeos de sugestões de atividades de enriquecimento curricular e suplementações acadêmicas para as famílias passarem o tempo com seus filhos, postados nas redes sociais, os vídeos tiveram alcance em vários países como Peru, Colômbia, Costa Rica, Espanha e Portugal, além dos estados brasileiros. O ministro Marcos Pontes também viu os vídeos e, em seguida, entrou em contato com a escola e comigo, parabenizando pela iniciativa da ação pedagógica e estendeu o convite para compartilhar os conhecimentos na página da MCTIC. Após contato com Silvana Copceski, coordenadora geral da popularização da ciência, junto com a Lucia Santos, do departamento relações institucionais, acertaram os detalhes para publicação do vídeo Prevenção e Propagação do Vírus e, para minha surpresa, a coordenadora Silvana sugeriu uma Playlist com as atividades de enriquecimento curriculares e suplementação acadêmicas no canal Ciência em Casa MCTIC”, contou o professor Caloi.

O Colégio Estadual Barão do Cerro Azul foi convidado pelo ministro Marcos Pontes para cadastramento na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de outubro de 2020 em todo Brasil, convite estendido para o professor Caloi participar, em Brasília, com exposição dos seus jogos e ferramentas pedagógicas e apresentação do seu trabalho científico acadêmico com as metodologias diferenciadas e diversificadas na proposta de ensino aprendizagem. O tema da SNTC será a “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

O professor Caloi trabalha com uma ação prática, partindo do pressuposto que o enriquecimento curricular desenvolva habilidades manuais e mentais, explorando potencialidades e limitações, a fim de provocar a aprendizagem cognitiva e significativa; as atividades visam complementar o conhecimento curricular de forma lúdica e pedagógica.

Segundo o professor Caloi, com a realização direta da ação pedagógica, pretende-se suplementar o conhecimento acadêmico com novas ideias de transcender o conteúdo curricular através do jogo como ferramenta de ensino-aprendizagem, a fim de preencher espaços fragmentados no dia a dia dos alunos da rede pública, voltados para as pesquisas nas diversas situações de desafios, elaboração e resolução de problemas, assim como aguçar o interesse dos alunos com a diversidade de temas específicos do plano de trabalho da escola. “Remetemos a uma ação direta com encontros agradáveis e ambiente enriquecedor; trabalho sistematizado, articulado e coerente; proposta cognitiva no contexto transdisciplinar, para garantir encontros com novas perspectivas e potencialidades de enriquecimento curricular e suplementação acadêmica com atividades exploratórias”, descreveu o professor.

Comentários