2ª fase da vacinação contra gripe inicia na quinta-feira, 16 de abril

Vacinação dos idosos atinge meta de 90%. Por: Antonello Nadal

Vacinação dos idosos atinge meta de 90%

Fonte: Antonello Nadal

O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e trabalhadores portuários na 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa na quinta-feira, 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da 3ª fase, que acontece de 9 a 22 de maio, incluindo ainda crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência.

O diretor municipal de Saúde, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, Nilza Fernandes, informaram que, na 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, os doentes crônicos devem apresentar atestado com o Cid da doença ou procurar o Programa de Saúde da Família onde estão cadastrados.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

Balanço da 1ª fase

No que se refere a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a Prefeitura de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal de Saúde, atingiu o objetivo de vacinar 90% dos idosos acima dos 60 anos, enquanto 72% dos profissionais de saúde da rede municipal e particular. No entanto, independente da porcentagem atingida, as equipes do Departamento Municipal de Saúde continuarão vacinando o público-alvo, cujo critério de vulnerabilidade em relação à gripe Influenza foi definido pelo Ministério da Saúde.

Durante a 1ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, os idosos acima de 60 anos também tiveram à disposição o serviço de drive-thru, onde foram vacinados sem precisar sair do carro. Equipes da saúde municipal também vacinaram em domicílio as pessoas que não puderam sair de casa.

Comentários