Com igrejas fechadas, celebrações religiosas são transmitidas pela internet

Igreja católica transmite missas ao vivo pela internet

Igreja católica transmite missas ao vivo pela internet

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as igrejas católicas e evangélicas aderiram à internet para transmitir missas e cultos, que, por enquanto, estão acontecendo sem a presença de público, conforme orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com decreto do Bispo Diocesano de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, as missas com presença de público estão suspensas desde o dia 19 de março, bem como encontros e reuniões religiosas da igreja católica. As medidas visam evitar a aglomeração de pessoas.

Por meio das rádios Ubá e Esperança, além das mídias sociais Facebook e Youtube, as missas continuam sendo realizadas diariamente e registram expressiva participação da comunidade, segundo relatou o pároco da igreja Bom Jesus, de Ivaiporã, João Valentim Voltarelli. “Tem sido uma experiência bastante positiva e agradável, nesse tempo em que somos obrigados a celebrar nossas eucaristias pelas mídias sociais. Independente da pandemia, nós já pensávamos em transmitir as missas pelas redes sociais e, por força do coronavírus, as transmissões online começaram e as pessoas estão respondendo bem ao chamado da igreja”, destacou o padre, lembrando que as transmissões das liturgias ocorrem também nas paróquias Santíssima Mãe de Deus e Espírito Santo, e em quase todas as paróquias da Diocese de Apucarana.

Apesar da suspensão da maioria das atividades ordinárias, o padre explicou que o atendimento funcional da paróquia está sendo feito internamente, além da igreja estar aberta, em alguns horários, para o público que queira rezar. “O ideal era termos a presença física das pessoas para celebrarmos a eucaristia, mas isso não sendo possível, em decorrência do coronavírus, nós nos mantemos unidos espiritualmente pelas redes sociais, onde durante a Semana Santa serão transmitidas missas na quarta-feira, às 16h00, além da quinta e na sexta-feira, às 09h00, transmitidas pelo canal no Youtube e pela Rádio Esperança”, pontuou.

Pastor Valdenir Andreaci comenta atividades da igreja evangélica no período

Pastor Valdenir Andreaci comenta atividades da igreja evangélica no período

Padre Voltarelli encerrou informando que no Domingo de Páscoa, 12 de abril, após a missa das 9h00, ele percorrerá as diaconias da paróquia, dando a bênção do Santíssimo, possivelmente com transmissão pela Rádio Esperança FM.

No caso da igreja evangélica, os cultos estão sendo realizados domesticamente pelos fiéis, conforme explicou o pastor da igreja Assembleia de Deus, Valdenir Andreaci. Ele relatou que o decreto municipal suspendendo as atividades nas igrejas causou apreensão num primeiro momento, mas em reunião com a diretoria, ficou definido que, para evitar aglomeração, a presença de público fosse temporariamente suspensa e os fiéis fizessem as orações em casa. “Temos um grupo da igreja e nele mandamos orações para o povo continuar alicerçado na fé. Penso que essa é uma oportunidade de valorizarmos o que temos, pois quando tudo está bem, costumamos não valorizar aquela porta aberta”, mencionou o pastor.

Conforme Andreaci, a bíblia ensina que é preciso ter fé para superar guerras, pestes, terremotos. “A igreja tem o papel de acalmar o povo perante essa pandemia, porque nada é fora do tempo de Deus. Estamos assistindo nossa comunidade com áudios e vídeos para louvar a Deus em casa, em reuniões domésticas, fazendo uma vigilância que está preparando a humanidade para outros eventos que estão por vir e voltar o olhar para Deus”, afirmou.

O pastor é responsável pela coordenação de 33 igrejas do campo eclesiástico da Assembleia de Deus nos municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre, Ariranha do Ivaí, Arapuã, Manoel Ribas e Cândido de Abreu, com 2300 membros e 200 obreiros, que fazem as visitas nos lares para aconselhamentos espirituais, seguindo a recomendação de não ter aglomeração de pessoas.

Comentários