Samu adapta viatura para atendimento de pacientes com Covid-19 e apresenta EPI´s

Claudeney Martins e Rubens Bressanim mostram Epi e viatura de isolamento

Claudeney Martins e Rubens Bressanim mostram Epi e viatura de isolamento

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ivaiporã apresentou, na semana passada, a viatura que será utilizada para o transporte de pacientes que estejam infectados pelo novo coronavírus e cujo resultado seja positivo. Segundo o coordenador regional do Samu, Rubens Wagner Bressanim, a ideia dessa viatura adaptada é que ela possa ser usada por pacientes em situação grave de insuficiência respiratória, provocada pelo Covid-19 e não contamine outros veículos e que isso possa passar para outras pessoas que podem não estar com a doença.

A viatura, que é de suporte avançado, foi adaptada e recoberta com manta térmica, que é um material de fácil higienização. Além disso, apenas equipamentos essenciais para pacientes com insuficiência respiratória foram mantidos na viatura, para evitar locais que possam ser contaminados por uma pessoa que esteja positiva para a doença. O atendimento de pacientes nessa situação será regulado pela central do Samu em Umuarama, que vai definir os casos que serão transportados por determinados tipos de viaturas. “O médico regulador, que também está sendo treinado para essa finalidade, é que vai definir quais pacientes serão transportados nessa estrutura e para qual hospital da região ou até mesmo de fora, ele será transportado”, frisa.

Além da viatura adaptada, o Samu equipou todos os 42 funcionários com uma roupa especial para o transporte de pacientes com Covid-19. Durante o trabalho de transporte de pacientes com a doença, eles vão usar um macacão feito com um tecido especial e de fácil limpeza, para evitar que o paciente possa contaminar também a equipe.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, elogiou a iniciativa do Samu e ressaltou que isso é muito importante para dar mais segurança e tranquilidade aos pacientes que serão transportados pelo serviço. Ele agradeceu ao presidente do Consórcio Samu Noroeste, Almir de Almeira, e o apoio que o município está recebendo da Secretaria de Estado da Saúde.

Comentários