Vacina contra a gripe voltará a ser aplicada em Pitanga na quinta-feira

Equipes de saúde vão até as residências vacinar os idosos

Equipes de saúde vão até as residências vacinar os idosos

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga iniciou na segunda-feira, a primeira etapa da vacinação contra a Influenza, que atende os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde. A iniciativa do Ministério da Saúde de antecipar a imunização visa facilitar o diagnóstico da Covid-19 nessa faixa etária e também reduzir a presença de idosos em Unidades Básicas de Saúde, com a prevenção antecipada da doença. A vacina, no entanto, não previne contra a doença causada pelo novo coronavírus, mas ajudará os profissionais de saúde a descartar outros tipos de gripe, caso uma pessoa que tenha sido vacinada, chegar aos serviços de saúde apresentando sintomas da doença.

Para evitar aglomerações e o deslocamento dos idosos até os postos de vacinação, as equipes das unidades de saúde foram até as casas dos idosos, que residem na área urbana e realizaram a imunização. Já para os idosos do interior e para os trabalhadores de saúde do serviço privado, foi montado um esquema de vacinação ao ar livre, na Praça Largo dos Pioneiros, em frente à Igreja Matriz Sant’Ana, onde os idosos não precisam descer dos carros e os profissionais de saúde atendem os pacientes. Já para os moradores das localidades onde existe a Unidade Básica de Saúde, a vacinação está sendo feita nesses locais.

No entanto, segundo a secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai, a procura pela vacina foi tão grande no primeiro dia, que as 1.250 doses entregues para a Secretaria de Saúde se esgotaram em apenas um dia. Ela garante que haverá vacina para todos os idosos e que já fez um novo pedido junto à Regional de Saúde de Guarapuava e que um novo lote da vacina deve chegar até a quarta-feira, dia 25 de março, e a vacinação retorna normalmente na quinta-feira, dia 26 de março.

Equipe da saúde realiza atendimento sem que as pessoas precisem descer dos veículos

Equipe da saúde realiza atendimento sem que as pessoas precisem descer dos veículos

Comentários