Pitanga fecha entradas da cidade para conter chegada do Coronavírus

Entradas da cidade de Pitanga estão bloqueadas

Entradas da cidade de Pitanga estão bloqueadas

A Prefeitura de Pitanga adotou uma medida extrema para conter a chegada do Coronavírus no município e fechou a entrada da cidade a partir da tarde dessa sexta-feira, dia 20 de março. A medida está amparada no Decreto 42/2020, da Prefeitura de Pitanga, e proíbe o acesso à cidade pelas entradas de Pitanga, à exceção do trevo da Avenida Getúlio Vargas, onde será instalado um posto de controle, com uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que fará a triagem e liberação dos veículos.

Além disso, a prefeitura determinou o toque de recolher a partir das 19h00 até as 6h00 da manhã, sendo permitida a saída das pessoas apenas em situações de extrema urgência. A Polícia Militar de Pitanga fará rondas em toda a área central, para evitar que as pessoas fiquem circulando pelas ruas.

Já nessa sexta-feira, dia 20, começou a valer o prazo de 15 dias para que o comércio permaneça fechado, à exceção de serviços considerados essenciais.

O prefeito de Pitanga, Maicol Barbosa, comenta que essa é uma decisão difícil de ser tomada e que a população precisa entender que, nesse momento, é preciso que as pessoas fiquem em suas casas, especialmente os idosos, as gestantes e as pessoas com doenças crônicas.

Ele orienta que as pessoas que estiveram em cidades onde haja a transmissão local e sentirem sintomas, devem entrar em contato com os serviços de saúde pelo telefone 192 e receber as orientações dos procedimentos. Ele ressalta que todas essas medidas são necessárias para que não haja um colapso no Sistema Único de Saúde. Ele lembra que Pitanga pertence a 5ª Regional de Saúde e que conta com apenas 22 leitos de UTI, em hospitais de Guarapuava, para atender a uma população de 500 mil habitantes.

O presidente da Acepi (Associação Comercial e Empresarial de Pitanga), Adair Hey, relata que esse é um momento atípico e apela para que todos tenham o entendimento da importância do afastamento social e que a medida se faz necessária para inibir o contágio do vírus na cidade de Pitanga. “Precisamos nesse momento ter consciência e calma necessárias”, ressalta.

Trabalhadores colocam manilhas para bloquear acesso

Trabalhadores colocam manilhas para bloquear acesso

Comentários