Profissionais do Departamento Municipal Saúde de Ivaiporã debatem plano de contingência contra coronavírus

Imagem da notícia. Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Os profissionais do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), se reuniram para estabelecer o plano de contingência contra o coronavírus (Covid-19), nesta quarta-feira, dia 18 de março, no salão nobre da Prefeitura.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, Claudeney Martins, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, debateram com a equipe como deve ser o atendimento em casos leves, moderados e graves de coronavírus – se surgir caso positivo em Ivaiporã.

Os profissionais de saúde também discutiram quando possíveis casos poderão ser atendidos por telefone ou nas UBS, e quando devem ser encaminhados para unidades hospitalares.

Para evitar a transmissão coronavírus e casos graves, Claudeney Martins recomenda isolamento social de viajantes e cancelamento de grandes eventos, por exemplo. “O Ministério da Saúde disponibilizou o número 136 para quem tem sinais leves. Dessa forma, os profissionais de saúde poderão orientar sem expor a pessoa a um ambiente com maior circulação do vírus”, orientou Claudeney Martins.

Imagem da notícia. Por: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã

Na terça-feira, equipes do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã e da 22ª Regional de Saúde – incluindo prefeitos, diretores de departamentos municipais de saúde, técnicos e profissionais de unidades hospitalares – se reuniram no salão nobre da Prefeitura para estabelecer as formas de combate ao coronavírus e eventuais atendimentos. “O objetivo foi orientar cada município a estabelecer o próprio plano de contingência”, comentou a chefe da 22ª Regional de Saúde, Eleane Rother.

Em breve, será distribuído um banner contendo orientações sobre o coronavírus e email especialmente para esclarecer dúvidas. O banner será fixado nas UBS, onde os profissionais também poderão esclarecer dúvidas por telefone.

Posto Central (3472-1788)

UBS Jacutinga (3472-7113)

UBS João XXIII (3472-2312)

UBS Monte Castelo (99647-6275 ou 99119-8137)

UBS Santa Bárbara (3472-3795)

UBS São Luiz (3472-2602)

UBS Vila Nova Porã (3472-5022)

UBS Vila Rural Ivainópolis (3472-7113)

Comentários