Estado financia Centro de Turismo Rural em Borrazópolis

Caminhantes observam belezas naturais do Rio Ivaí

Caminhantes observam belezas naturais do Rio Ivaí

A Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Bairro Salto Fogueira, em Borrazópolis, ganhou no domingo, dia 15 de março, um Centro de Turismo Rural com refeitório, cozinha industrial e agroindústria de panificados. O empreendimento foi possível graças ao repasse de R$ 420 mil pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), dentro do Programa Pró-Rural.

O barracão, construído em terreno da associação, possui mais de mil metros quadrados e foi adequado para receber turistas e possibilitar que os agricultores familiares comercializem produtos, aumentando a renda e gerando trabalho na comunidade. O primeiro evento aconteceu neste domingo com a 9.ª Caminhada Internacional da Natureza – Circuito Salto da Fogueira, que tem a Secretaria da Agricultura e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater entre os parceiros.

“O dinheiro é importante, mas não adianta ter só dinheiro se não tiver atitude, se não tiver força de vontade”, disse a chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura em Ivaiporã, Vitória Maria Montenegro Holzmann, que representou o secretário Norberto Ortigara. “Se a comunidade se junta, se ela acredita, ela consegue fazer a maravilha, que é este Centro de Turismo Rural.”

A Associação de Pequenos Produtores e Moradores do Bairro Salto Fogueira foi criada com a finalidade de fortalecer as atividades da agricultura familiar, proporcionando oportunidades de emprego e renda para a comunidade. Até agora, ela realizava as atividades em um barracão anexo à igreja de Salto Fogueira. Os equipamentos já existentes serão utilizados na nova estrutura.

A proposta da associação é ampliar a capacidade de público e o número de produtos oferecidos no restaurante. Atualmente, é possível atender cerca de 250 pessoas por vez, o que ocasiona filas, pois os eventos atraem até 700 turistas. O novo Centro de Turismo Rural terá condições de fornecer no mínimo mil refeições. A agroindústria de panificados se integrará ao restaurante, fornecendo produtos para o café da manhã servido nos eventos e para a comercialização no mercado local e regional.

Próximo à sede da associação, às margens do Rio Ivaí, há dois condomínios compostos por dezenas de chácaras de lazer, que recebem visitantes durante todo o ano. A expectativa é que a nova estrutura atraia essas pessoas e a associação se torne referência em turismo rural na região.

O presidente da associação, Paulo Istchuk, disse que será possível agora estruturar um calendário anual de eventos. Os agricultores associados já têm experiência em produção e comercialização direto ao consumidor e para programas institucionais. Participaram da inauguração, entre outras autoridades, o prefeito de Borrazópolis, Adilson Luchetti, e o deputado estadual Cobra Repórter.

Caminhada na Natureza

Além da entrega do Centro de Turismo Rural, também foi realizada no domingo, dia 15 de março, mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza – Circuito Salto Fogueira. Cerca de 700 pessoas de pelo menos 21 municípios participaram do trecho com 11 quilômetros, onde viram as belezas naturais das propriedades rurais atendidas pela Emater, Mata Nativa e o salto Fogueira do Rio Ivaí.

Vitória Holzmann fala sobre importância do centro de turismo rural

Vitória Holzmann fala sobre importância do centro de turismo rural

Comentários