Videomonitoramento melhora a segurança em Faxinal

Faxinal tem investindo em tecnologia, em especial na segurança pública. O videomonitoramento solucionou uma situação constante de roubo de alimentos em escolas públicas, segundo o secretário de Administração da Prefeitura de Faxinal, Francisco Ferreira, mais conhecido como Ral.

“No ano passado, aconteceram roubos de alimentos em uma das escolas públicas do município. Foi aí que uma empresa particular nos procurou, oferecendo duas semanas de serviço de videomonitoramento. Aconteceu mais um roubo nesse período, e conseguimos descobrir quem estava por trás do que vinha ocorrendo. Eram menores de idade, que roubavam os alimentos para trocar por drogas.”, explica o secretário.

Atualmente, já são mais de 25 câmeras localizadas em pontos estratégicos da cidade, sendo duas delas de 360º. “Isso trouxe uma sensação de segurança muito grande para a população”, observa Ral. Outras inovações também foram implantadas no município de 16 mil habitantes, como o Sistema DDR Digital, que fez com que a conta telefônica do município caísse pela metade. O protocolo integrado de atendimento também tem beneficiado a população ao proporcionar um melhor atendimento, transparência e celeridade na resolução das demandas.

Para o futuro, o secretário de Administração conta que fazem parte dos planos o programa Nota Faxinal e o Nota Fiscal Rural, que pretende facilitar a vida do agricultor na emissão de nota fiscal, via aplicativo, na estrada, enquanto realiza a venda de gado, por exemplo. “Quando você fala em procurar meios de administrar bem, as pessoas imaginam só a cidade, com um volume alto de obras, algo visual, mas para isso são necessários bastidores e planos para executar as políticas públicas. Nessa realidade nova, não vai ter mais espaço para quem não tem competência geral. Tem que capacitar servidores, profissionalizar, modernizar e adotar ferramentas eletrônicas e digitais. A participação em eventos como esse da RCD é bem importante”, ressalta.

Comentários