Venda de peixe deve triplicar durante a quaresma

Variedade em peixes é oferecida aos clientes nessa época do ano. Por: Divulgação

Variedade em peixes é oferecida aos clientes nessa época do ano

Fonte: Divulgação

Durante o período de quaresma até a semana santa, a estimativa de venda de pescado nas lojas do Paraná Supermercados de Ivaiporã é triplicar em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos quarenta dias de Quaresma, que antecede a Páscoa e a ressurreição de Cristo, os católicos costumam fazer penitência e a mais popular entre os fiéis é não consumir carne vermelha. Esse comportamento reflete no aumento da venda dos pescados.

Por conta disso, no setor de peixaria as opções mais procuradas entre os congelados são sardinha, filé de tilápia, filé de merluza, cavalinha, salmão, cação, pintado, pacu e o bacalhau, que é mais direcionado para a semana santa. Vale referir que os peixes salgados também têm sido procurados e apresentam grande variedade de opções.

O gerente da loja do Centro, Marcos Belli Aragão, está animado com a procura pelo pescado e disse que a estimativa é triplicar as vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Oferecemos peixes frescos e de qualidade e, com a chegada da quaresma, aumenta bastante o consumo e nossa peixaria fica lotada, o que nos faz estimar que as vendas devam triplicar até a semana santa”, acredita o gerente.

Consumidora escolhe peixe para início da quaresma. Por: Antonello Nadal

Consumidora escolhe peixe para início da quaresma

Fonte: Antonello Nadal

É importante se atentar a detalhes que fazem toda a diferença na mesa e na saúde. Para os peixes congelados é importante o cliente conferir a data de validade, se a temperatura do balcão do expositor atende o recomendado na embalagem e, principalmente, se o produto está rígido sem características de descongelamento. O consumo de peixe não deveria ser somente intensificado nessa época, já que é pouco calórico e bastante nutritivo, o que proporciona benefícios à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 12 quilos por pessoa.

De acordo com Marcos Belli, além dos mais variados tipos de peixes, outros produtos que ganham atenção do consumidor durante a quaresma são o setor de hortifruti, ovos, e também batatas, que podem ser preparadas com o peixe ou separadamente, em substituição a carne vermelha.

Preferências do consumidor

Para a diretora financeira das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale), Sandra Pianca, abrir mão da carne vermelha durante o período da quaresma é uma tradição familiar, por isso, a opção pelos peixes que têm valores nutricionais semelhantes como cação, tilápia, camarão e sardinha. “Em casa não comemos carne vermelhas nas quartas-feiras, sextas-feiras e na semana santa”, explicou Sandra Pianca.

Setor de peixes oferece diversas opções para clientes

Setor de peixes oferece diversas opções para clientes

Comentários