Dia D de vacinação contra sarampo é realizado em Ivaiporã

População de 5 a 19 anos é vacinada em 1ª etapa da campanha contra sarampo. Por: Antonello Nadal

População de 5 a 19 anos é vacinada em 1ª etapa da campanha contra sarampo

Fonte: Antonello Nadal

O Dia D de vacinação contra o sarampo foi realizado no sábado, 15 de fevereiro, e imunizou pessoas na faixa etária de 5 a 19 anos, em Ivaiporã, cujos pontos de vacinação foram o Posto de Saúde Central, além das Unidades Básicas de Saúde São Luiz e no distrito de Alto Porã.

De acordo com a enfermeira Osiane Dias Ramos, o intuito da campanha é vacinar 95% da população eliminar a circulação do vírus do sarampo no Estado, resgatando pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina.

Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as faixas etárias mais acometidas pelo agravo no Paraná é a faixa etária de 20 a 29 anos de idade, 10 a 19 anos e 30 a 39 anos de idade, respectivamente.

O sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea (aerossóis), através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nos extremos de idade.

O vírus do sarampo pode desenvolver complicações como encefalite, meningite e pneumonia. Após vinte anos sem registro de casos confirmados de sarampo, o Estado do Paraná confirmou na Semana Epidemiológica - SE 31/2019 o primeiro caso da doença, reforçando a necessidade de proteger a população.

A primeira etapa da campanha contra a doença começou em 10 de fevereiro e termina em 13 de março. No posto de saúde central e nas unidades básicas de saúde de Ivaiporã, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h00.

A segunda etapa vai de 3 a 31 de agosto, para o público de 30 a 59 anos de idade, com o dia “D” de mobilização nacional em 22 de agosto.

Comentários