Coamo de Pitanga realiza Dia de Campo das lavouras de verão

Produtores participam de dia de campo de verão da Coamo

Produtores participam de dia de campo de verão da Coamo

A unidade da Coamo de Pitanga realizou, na quinta-feira, 13 de fevereiro, o Dia de Campo das lavouras de verão, na área experimental da cooperativa, ao lado da unidade do Bom Retiro. No total, foram apresentadas 27 variedades de soja e 28 híbridos de milho, todos recomendados para plantio na região, além das estações de manejo de percevejo, manejo de mofo branco e tecnologia de aplicação. As variedades apresentadas carregam uma gama de novas tecnologias, além de apresentarem vários tipos de ciclos, tanto mais precoce, como de ciclos mais longos.

As empresas parcerias da Coamo também apresentaram suas novidades em produtos, tecnologias e inovações para o cooperado. O número de participantes superou as expectativas da gerência local da Coamo, mostrando que o produtor de Pitanga é interessado em inovações e tecnologias.

O gerente da unidade de Pitanga, Valdemir de Paula Barbosa, o Miro, comenta que, todos os anos, a cooperativa realiza o dia de campo, com as lavouras experimentais e, para o produtor, é um evento muito importante, pois favorece o planejamento para a próxima safra e, no dia de campo, ele tem a oportunidade de ver o que será plantado nos próximos anos e como as variedades de soja e híbridos de milho se comportam no clima e solo de Pitanga. “Nesse evento, o produtor tem a oportunidade de verificar com as variedades se comportam, até porque as plantas variam de acordo com a região, assim, o produtor tem condição de planejar a compra de insumos e até mesmo investimento em maquinários para a próxima safra”, aponta.

Miro Barbosa ressalta que a Coamo está ao lado do cooperado em todos os momentos, desde o planejamento da safra e compra de insumos e sementes, passando pela assistência técnica até o armazenamento e comercialização, e tem feito de tudo para que o agricultor opere o máximo possível com a cooperativa, oferecendo uma gama de serviços que ele não encontra em outro local. “Aliado a isso, começamos, na semana passada, a maior distribuição de sobras da história da cooperativa, valorizando o produtor”, frisa.

Outro aspecto importante no dia de campo da Coamo é que não existe nenhum tipo de maquiagem no que é apresentado em campo, ou seja, aquilo que o produtor vai poder ver em sua propriedade. “Aqui, o produtor enxerga a realidade, não tem photoshop, e pode comparar as variedades e ver como as plantas reagiram a doenças, acamamento e quantidade de vagens”, ressalta.

Produtores e parceiros falam sobre dia de campo

O cooperado João Adilson Portugal Júnior, produtor na comunidade de Bom Retiro, comenta que o dia de campo tem muita importância para os produtores, pois, nesse espaço, eles conseguem ver as variedades que se adaptam bem à região e podem comparar cada uma delas. O período é importante, pois é possível fazer a comparação com a atual safra, que está muito boa e, certamente, será uma safra recorde, e no dia de campo é possível ver o potencial de cada variedade.

O produtor Jonas Cronst, da comunidade de Boa Vista, ressalta a importância das tecnologias aplicadas no dia a dia, pois o produtor sempre procura inovação em suas culturas.

O representante da FMC, Anderson Costa, pontua que a parceria com a Coamo é importante, pois é ela que leva ao produtor o que a multinacional desenvolve. “O produtor consegue obter a informação técnica e a melhor forma de usar esse produto, assim, a parceria possibilita que o agricultor use essas tecnologias e conquiste o melhor resultado”, comenta. O fato dos produtores poderem conhecer melhor os produtos apresentados no dia de campo, também contribui para que ele possa esclarecer dúvidas.

Eli Neves, representante da Mepel - Máquinas e Equipamentos, comenta que a parceria com a Coamo existe há 27 anos e que ela está muito firme e forte com os produtores. Por meio da cooperativa, os produtores têm acesso aos melhores equipamentos do mundo. “Essa é uma oportunidade ímpar para os fornecedores poderem apresentar seus equipamentos aos cooperados e esclarecer todas as dúvidas e que, às vezes, não conseguem, porque nem sempre tem um representante da empresa na loja”, frisa.

Novos híbridos de milho e soja são apresentados aos cooperados

Valdemir de Paula Barbosa – gerente da unidade

Vinte e oito híbridos de milho são mostrados

Cooperados participam do dia de campo

Em cada estação, produtores conhecem novas tecnologias

Eli Neves - representante da Mepel

Anderson Costa - representante da Fmc

Jonas Cronst - produtor da comunidade Boa Vista

Adilson Portugal Júnior – produtor em Bom Retiro

Comentários