Oficina de Desenvolvimento SISBI/SUASA busca desenvolvimento regional

Lideranças da região participam das oficinas

Lideranças da região participam das oficinas

O Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Ivaiporã (Codesi), Emater e Seab, com apoio da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Ivaiporã (Acisi), Prefeitura de Ivaiporã, Sebrae e da Sanepar, promoveu na terça-feira, 11 de fevereiro, no auditório da Acisi, a Oficina de Desenvolvimento SISBI/SUASA.

Participaram do encontro o presidente da Acisi, Mauro Merigue; os prefeitos Miguel Amaral (Ivaiporã), José Roberto Furlan (Jardim Alegre), Deodato Matias (Arapuã), Fábio Hideki (São João do Ivaí), José Gonçalves (Godoy Moreira), Gerôncio Carneiro Rosa (Rio Branco do Ivaí) e Augusto Cicatto (Ariranha do Ivaí); gerente regional da Emater de Ivaiporã, Ana Maria de Moraes; coordenadora do programa Território Vale do Ivaí, Lúcia Maia; e a chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, que na ocasião representou o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, entre outras autoridades locais e regionais de 15 municípios.

O presidente da Acisi, Mauro Merigue, citou que a reunião do Codesi, por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento da Agricultura, contribui para o desenvolvimento regional. “Temos observado que, nos últimos 40 anos, não houve crescimento da economia na região e esse trabalho está sendo realizado no sentido de traçar as metas para crescermos juntos e fazermos a diferença”, explicou Merigue.

A chefe do Núcleo Regional da Seab de Ivaiporã, Vitória Montenegro Holzmann, considerou o encontro um marco histórico para a região. “Vamos iniciar o trabalho do SISBI cujo decreto começou a funcionar no dia 3 de fevereiro, e a partir de agora temos três anos para organizar nossos produtos e comercializá-los”, afirmou Vitória Holzmann.

Por sua vez, o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Codesi, Emater e Seab, e destacou a importância da união dos municípios. “A união faz a diferença e precisamos nos unir em torno das nossas demandas e desse grande projeto de desenvolvimento para a região central”, disse o prefeito.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar, estabelecendo as competências para a realização das inspeções nos estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal, de acordo com seu âmbito de comercialização.

O evento contou com palestras do empresário Marcos Aparecido Batista, proprietário da empresa Frango Caipira, que apresentou um caso de sucesso regional de uma agroindústria familiar de Ivaiporã, a partir da adesão ao SISBI em 2011; proposta de plano de Desenvolvimento Regional do SISBI, por meio da chefe regional da Seab, Vitória Montenegro Holzmann; e apresentação do decreto 10.032/2019 e requisitos dos municípios e do Consórcio para o SISBI/SUASA, pelo médico veterinário da Emater, Carlos Eduardo dos Santos.

Ao final, os participantes receberam o encaminhamento das oficinas onde foram feitas as orientações quanto à legislação do Cin e a adesão dos municípios ao consórcio.

Presidente da Acisi, Mauro Merigue acredita que o encontro contribui para desenvolvimento regional. Por: Antonello Nadal

Presidente da Acisi, Mauro Merigue acredita que o encontro contribui para desenvolvimento regional

Fonte: Antonello Nadal

Comentários