Luzes no céu chamam atenção de moradores da região

Moradores de Ivaiporã observam fenômeno no céu. Por: Divulgação

Moradores de Ivaiporã observam fenômeno no céu

Fonte: Divulgação

Uma sequencia de mais de 10 luzes atravessando o céu, em altitude muito baixa e sem som, chamou a atenção de moradores da região na noite de quinta-feira, 30 de janeiro. O fenômeno pode ser visualizado em Ivaiporã, São João do Ivaí e Lidianópolis, além de Campo Mourão.

“Alguém mais viu aquele monte de estrelas andando enfileiradas no céu agora pouco? Nunca tinha visto antes !!!! Depois sumiram do nada !! Umas 10!!”, questionou Elisandra Lopes, de Ivaiporã.

“Segunda vez que vejo aqui no céu de Lidianópolis”, emendou Adriano Marques.

O que provavelmente foi visualizado são satélites da rede Starlink que estão pairando ao redor da Terra. Na quarta-feira, dia 29, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou a quarta frota do projeto, e durante as próximas três ou quatro semanas, os satélites poderão ser vistos da Terra, mesmo a olho nu.

Os 60 novos satélites alcançaram, com sucesso, uma órbita de cerca de 440km de altitude. Eles poderão ser vistos porque estão bem juntos e em órbita relativamente baixa.

Os satélites da SpaceX vão estar visíveis no Brasil diariamente pelos próximos dias. As chances de enxergá-los são ótimas nesta semana, principalmente na noite de sexta-feira (31) e na madrugada de sexta para sábado (1º) - se as nuvens e chuvas permitirem.

Até domingo, 2 de fevereiro, a nova frota Starlink estará mais visível por aqui antes do nascer do sol, entre 04h50 e 05h10 da manhã, e também no início da noite, entre 19h20 e 19h40.

Com o tempo, eles vão se separando e, depois, subirão para sua altitude operacional (cerca de 550km). E aí será bem mais difícil enxergá-los - praticamente impossível sem a ajuda de um telescópio.

O que procurar no céu?

Parece brincadeira, mas você precisa encontrar uma espécie de "trenzinho" luminoso, como se fossem estrelas se movimentando. O que enxergamos, na verdade, é a luz do Sol refletida na carcaça de metal dos satélites - eles não emitem luz própria.

Trenzinho luminoso impressiona. Por: Divulgação

Trenzinho luminoso impressiona

Fonte: Divulgação

Comentários