Ivaiporã lidera geração de empregos no Vale do Ivaí em 2019

Imagem da notícia.

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria de Trabalho, órgão ligado ao Ministério da Economia, apontou que o município de Ivaiporã liderou a geração de novos empregos na região Vale do Ivaí em 2019, com um saldo positivo de 129 postos de trabalho. O município de Apucarana, que tem uma população três vezes maior que Ivaiporã, ficou em segundo lugar, com saldo positivo de 78 empregos, e Mauá da Serra ficou em terceiro lugar, com saldo positivo de 75 novos postos de trabalho. Em todo o Brasil, foram mais de 644 mil novos empregos com carteira assinada em 2019, melhor resultado desde 2013, quando o Brasil começou a entrar em recessão econômica.

Em Ivaiporã, os setores que mais contrataram foram de serviços gerais e construção civil, que responderam por quase 2/3 dos novos empregos gerados no município. Pelo terceiro ano consecutivo, o município de Ivaiporã fica com saldo positivo no Caged. Em 2018, Ivaiporã já havia tido um saldo positivo de 116 empregos e, em 2017, o saldo também havia sido positivo em 24 novos postos de trabalho.

As cidades que mais tiveram postos de trabalho fechados foram São Pedro do Ivaí, com menos de 533 empregos formais; Bom Sucesso com menos de 43 postos de trabalho fechados; e Faxinal com saldo negativo de 27 empregos com carteira assinada. O município de São Pedro do Ivaí vem perdendo empregos formais com a crise da Usina Vale do Ivaí, que está em processo de recuperação judicial.

Para o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, o mais importante é o saldo positivo de 2019. “Vemos uma esperança de mais empregos para 2020, acreditando no início das obras de saneamento básico da Sanepar, que vai ocupar grande quantidade de mão de obra, além da construção civil, que está retomando o crescimento. Estamos passando o período de crise nacional e mundial, para entrar no ano do desenvolvimento”, acredita o prefeito Miguel Amaral.

Comentários