Polícia Militar divulga relatório anual de ocorrências

1º tenente Vinícius de Castro comenta atuação da Pm no combate à criminalidade. Por: Antonello Nadal

1º tenente Vinícius de Castro comenta atuação da Pm no combate à criminalidade

Fonte: Antonello Nadal

A 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã divulgou, na semana passada, o relatório de ocorrências realizadas pela corporação no ano de 2019. Ao todo, foram efetuadas operações de tráfico de drogas, roubo, furto, homicídio, lesão corporal, perturbação do sossego, ameaça, apreensão de arma de fogo e apreensão de drogas.

Na análise dos dados de produtividade no ano de 2019, a Polícia Militar realizou um total de 101 apreensões de tráfico de drogas e 62 armas de fogo, um aumento em relação ao ano anterior. E no tocante às drogas, houve um aumento considerável na apreensão de maconha e cocaína, sendo que em 2018 foram apreendidos 11 quilos de maconha e, no ano passado, foram apreendidas 2 toneladas do entorpecente. “A atuação policial está numa escalada crescente de atendimento à população, seja desde a chamada pelo 190 até o real atendimento da ocorrência, e o principal, evitando outros crimes, fazendo a diminuição desses índices e evitando que outros crimes aconteçam”, referiu o subcomandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Ivaiporã, tenente Vinícius de Castro.

O tenente Vinícius destacou que houve uma diminuição no número de roubos e furtos em toda a área de abrangência, demonstrando a presença policial nos bairros, e o contato com a população por meio de denúncias. Outro crime que diminuiu no ano passado, seguindo uma tendência nacional, foi o homicídio doloso.

Já os casos de lesão corporal e violência doméstica subiram no comparativo de 2018 com 2019, no entanto, o subcomandante entende que os números são reflexos da conscientização da população e da liberdade das mulheres de registrar Boletim de Ocorrência. “A mulher se sente mais segura de acionar a viatura para que a PM faça o atendimento e ter a medida protetiva contra o agressor para conter a violência que ela está sofrendo”, disse.

Outras situações como ameaça tiveram diminuição em toda a área de abrangência, enquanto a perturbação de sossego aumentou. Todavia, o militar lembrou que nos dois casos a melhora depende muito mais de uma conduta da sociedade que deve se mostrar incomodada do que propriamente de atuação policial.

Para o subcomandante da 6ª Cia, tenente Vinícius de Castro, o balanço é positivo e reforça a participação efetiva da Polícia Militar no combate à criminalidade nos 14 municípios da área de abrangência. “Com base nos dados das principais ocorrências de 2018 e 2019, percebe-se que, no geral, houve diminuição nos principais crimes, ao mesmo tempo em que houve um aumento de ocorrências em que a maior atuação policial possibilitou mais apreensões em situações envolvendo o tráfico de drogas e armas apreendidas, o que demonstra efetivamente que a atuação policial está mais incisiva no combate à criminalidade e fazer o cidadão se sentir seguro ao andar pelas ruas”, disse o subcomandante.

Ivaiporã

Sobre os índices registrados no município de Ivaiporã, Vinícius de Castro relatou que o tráfico de drogas sofreu ligeira queda em relação ao ano anterior (38 contra 40), enquanto as drogas apreendidas sofreram elevação por conta de duas ocorrências que resultaram em apreensões mais de 9 quilos de maconha e mais de 1,3 quilos de cocaína. As apreensões de armas de fogo, os homicídios e a violência corporal e doméstica cresceram ao passo que roubos e furtos diminuíram.

O subcomandante reiterou que a taxa de homicídio está baixa e isso se deve à atuação policial, mas também à conscientização da população. “À medida que a polícia está atuando e há prisão de pessoas que cometem esse delito, obviamente, o entendimento de que há lei e punição aos criminosos, inibe o crime”, reiterou o oficial, lembrando que a parceria com a sociedade é fundamental na atuação da Policia Militar no combate aos delitos.

A tabela a seguir apresenta o comparativo de índices criminais relativos aos anos de 2018 e 2019 na área da 6ª Companhia Independente e no município de Ivaiporã:

Área da 6ª Companhia Independente que abrange 14 municípios

Imagem da notícia.
Imagem da notícia.

Comentários