Estomatologia

Imagem da notícia.

A Estomatologia é a especialidade que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças da boca e estruturas anexas, manifestações bucais de doenças sistêmicas, bem como prevenção de doenças sistêmicas que possam interferir no tratamento odontológico. Diferentemente do que se pensa, o estomatologista, apesar de sua formação em Odontologia, não trata de dentes apenas.

São diversas estruturas que compõem a boca e as doenças que podem acometê-las são inúmeras. Este profissional está capacitado para detectar o câncer de boca em estágio inicial, bem como acompanhar pacientes em tratamentos oncológicos, minimizando os efeitos adversos do tratamento radioterápico e quimioterápico. Além disso, o estomatologista também diagnostica e trata doenças bucais de origens viral, bacteriana, fúngica, imunológica e, muitas vezes, é capaz também de fazer o diagnóstico de doenças sistêmicas, doenças sexualmente transmissíveis e doenças dermatológicas que possuem manifestação bucal.

Portanto, agora que você já sabe que são inúmeras doenças que podem aparecer na boca, sorria para si mesmo e para a sua saúde! Observe sua boca diariamente no espelho e, se perceber algo diferente como ‘aftas’ que demoram a cicatrizar, feridas que não doem, bolinhas ou pontinhos vermelhos ou esbranquiçados, procure o estomatologista mais próximo de você. Ele terá condições de ajudá-lo.

Dr. Oleg Gavrilko Cirurgião dentista CRO-PR 20.052 Fone: (42) 99983-0554

Comentários