Calendário oficial terá 45 eventos em 2020

Fase final dos Jogos Abertos foi realizada em Ivaiporã

Fase final dos Jogos Abertos foi realizada em Ivaiporã

A Superintendência do Esporte divulgou o calendário oficial 2020, que terá um total de 45 eventos ao longo do ano. A maioria das competições é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte. Entre eles estão os já consolidados Jogos Escolares, Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos Paradesportivos, Bom de Bola e Jogos Universitários. A novidade este ano será a realização do primeiro evento de artes marciais – os JAPS Combate, que acontece no mês de setembro, em Londrina, e reunirá dez modalidades divididas em duas categorias. A categoria Olímpica integra judô, karatê, taekwondo, luta olímpica e boxe. Já jiu-jitsu, muay thai, capoeira, kung fu e kickboxing pertencem à classe não olímpica.

O calendário abre já no dia 11 de janeiro, com o projeto Verão Maior, que vai realizar ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas recreativas e eventos esportivos, além uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, onde a Superintendência do Esporte vai realizar atividades até o dia 9 de fevereiro, em seis postos fixos no Litoral: Matinhos (Rotatória); Caiobá; Guaratuba (Praia Brava); Pontal do Paraná (Praia de Leste, Ipanema e Shangri-lá); além de duas equipes itinerantes, em Antonina e Matinhos (balneários menores). Porto Rico e Costa Oeste (municípios Lindeiros) também farão parte do calendário de atividades do Verão Maior, nos finais de semana (sexta, sábado e domingo).

No final de janeiro também começa a segunda edição dos Jogos de Aventura e Natureza, cuja primeira temporada foi um grande sucesso, aliando esporte e turismo, em três diferentes regiões do estado. A primeira etapa será realizada na região Centro-Sul, nos municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. Para abrir o evento, serão realizadas competições de vôlei de praia, corrida de orientação, corrida de aventura, parapente, corrida de montanha, mountain bike, futevôlei e corrida noturna.

A Superintendência também inseriu no calendário eventos que são apenas apoiados pelo Governo do Estado, além das competições tradicionais (JAVIS, JARCANS, FECRA, JAMSOPS e JIMSOPS), o VII Campeonato Brasileiro Escolar de Voleibol – Seletiva Nacional, que é classificatório para Campeonato Mundial Escolar de Voleibol. Os dois eventos serão realizados em Foz do Iguaçu, em abril e maio, respectivamente.

Comentários