Saúde de Pitanga fecha o ano com mais de 60 mil consultas médicas

Eventos voltados à prevenção têm contado com grande participação da população

Eventos voltados à prevenção têm contado com grande participação da população

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga deve fechar o ano de 2019 com mais de 60 mil consultas médicas realizadas, em suas 19 unidades de atendimento à população. Essa é a estimativa divulgada pelo órgão, na semana passada, pelo balanço realizado a pedido do jornal Paraná Centro. Segundo os dados informados pela secretaria também foram realizados, no âmbito da Saúde de Pitanga, mais de 175,1 mil procedimentos como coletas de preventivo, solicitação de mamografias, consultas diversas, controle de hipertensão, visitas de ACS (Agentes Comunitários de Saúde), orientações, entre outros serviços. As consultas com enfermeiros totalizaram 13.053 no ano e as visitas de médicos e enfermeiros às residências de pacientes, ultrapassaram a 2 mil.

A secretária municipal de Saúde, Emily Sakurai, avalia que o ano de 2019 foi de muitos desafios e conquistas para a saúde de Pitanga. Ela lembra, especialmente, a renovação da frota de veículos, que nesse ano teve 7 novas aquisições, entre elas duas ambulâncias, um ônibus, um castramóvel, uma caminhonete e uma saveiro. “Nos últimos três anos renovamos a frota da saúde e, hoje, temos veículos para realizar todos os tipos de transporte de pacientes do município. Quando assumimos, havia apenas duas ambulâncias e ainda tínhamos que emprestar de municípios vizinhos, hoje, temos seis ambulâncias novas e uma delas, inclusive, será entregue nos próximos dias”, cita a secretária de Saúde, Emily Sakurai. Além disso, durante o ano, a secretaria mudou-se para um novo prédio, com uma série de setores para o atendimento da população.

Campanhas

Campanhas preventivas, preconizadas pelo Ministério da Educação, como o janeiro branco, Agosto e Novembro Azul, Outubro Rosa e Maio Amarelo, tem sido feitas pela Secretaria de Saúde de Pitanga. Emily Sakurai comenta que, a cada edição, essas campanhas preventivas ganham um número maior de participantes e isso demonstra a credibilidade com que a população está encarando as ações realizadas pela secretaria. “Essas ações têm possibilitado a detecção precoce de doenças e, com isso, já foi possível o tratamento rápido e a cura de várias pessoas que apresentavam algum tipo de tumor”, frisa a secretária.

Ela ressalta que tudo isso foi possível graças ao apoio do prefeito Maicol Barbosa, que tem um olhar especial pela saúde de Pitanga, e tem realizado um grande investimento pelo melhor atendimento à população. “Sabemos que o SUS tem dificuldades, não só em Pitanga, mas em todo o Brasil, mas são muitos avanços que temos feito e a população pode ter certeza que vamos realizar mais investimentos que irão ajudar a população”, disse.

Comentários