Alunos do Colégio Dom Pedro I ganham medalha em Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores e alunos comemoram colocação do Colégio na Olimpíada de Língua Portuguesa

Professores e alunos comemoram colocação do Colégio na Olimpíada de Língua Portuguesa

O aluno Kaike Ruan Machado do Carmo, do 8º ano B, e aluna Bruna Cristina Moretto, do 6º ano D, do Colégio Estadual D. Pedro I, de Pitanga, ganharam a medalha de prata, na final da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que ocorreu em São Paulo (SP). Os textos ficaram entre os 38 melhores, por categoria, a nível nacional e entre os seis melhores da região Sul. Os alunos representaram o Estado do Paraná no evento.

Nesta edição de 2019, foram 4.876 municípios participantes, 42.086 escolas inscritas, 85.908 professores inscritos e 171.035 inscrições nas categorias, num total de 5 milhões de alunos participantes nas oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção de textos.

A aluna Bruna Cristina Moretto foi orientada pela professora Andrea Maria Ziegemann Portelinha, na categoria de Memórias Literária, e Kaike Ruan Machado do Carmo foi orientado pela professora Luci Noeli Schroeder, na categoria Crônicas Literárias.

O texto de Memórias Literárias da aluna Bruna Moretto, com o título “Tricotando Lembranças”, foi baseado na entrevista feita com a professora Mery Terezinha Arruda Dos Santos. Nele, a aluna conta com detalhes fatos marcantes da infância, juventude, vida adulta e atuais vividos aqui em Pitanga pela professora Mery. “Nessa época, as festas tinham outro sabor. Nas fogueiras de São Pedro e São Paulo, a rua era um clarão de foguetes e bombinhas. O calor do fogo nos abraçava e as faíscas brincavam no céu pintado de prata pelas estrelas”, relata um trecho do texto.

Já o aluno Kaike do Carmo escreveu a crônica: ‘O Dono do Pedaço’ , contando a conhecida história do cãozinho amigo de todos, ‘Jacó’. “É engraçado, ele escolhe sempre os lugares onde tem muitas pessoas. Não gosta de solidão. Onde chega, com seu jeito pidão, conquista todos e se torna o dono do pedaço”.

Alunos e professoras estiveram em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, para a Grande Final da Olimpíada, realizada na Casa de Eventos “Sala São Paulo”, que faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária. Na ocasião, os alunos visitaram o Museu da Língua Portuguesa.

Com mais esta conquista, os alunos do Colégio Estadual D.Pedro I deixam outra vez fatos e memórias dos cidadãos pitanguenses registrados nas Edições da Olimpíada de Língua Portuguesa /Escrevendo o Futuro. Os alunos têm textos escritos em cinco das seis edições já realizadas, com conquista de medalhas em todas elas.

“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!” Com estas palavras de Fernando Pessoa, a direção do Colégio D.Pedro I: Maria José Teigão Lopes e Miguel Ângelo Vieira Mazur, professoras, professores e educadores do colégio, parabenizam todos os alunos escritores das coletâneas da Olimpíada de Língua Portuguesa, pois todos acreditaram que é possível estarem entre os melhores do Brasil.

Comentários