Diretores do IFPR tomam posse

Ricardo Souza assina termo de posse

Ricardo Souza assina termo de posse

Os diretores dos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Ivaiporã e Pitanga foram empossados para um mandato de quatro anos, em solenidade realizada em Curitiba, na semana passada, comandada pelo reitor da instituição, professor Odacir Antonio Zanatta. O campus de Ivaiporã será comandando pelo professor Ricardo de Souza e o de Pitanga pelo professor Márcio Gonçalves dos Santos. Os mandatos são vigentes de 2019 a 2023. Na ocasião, também foi empossado o ex-diretor do campus de Ivaiporã, Onivaldo Flores Júnior, como diretor de Tecnologia e Informação, na sede do IFPR, em Curitiba.

O reitor Odacir Zanatta foi empossado no cargo uma semana antes, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em solenidade realizada em Brasília.

O professor Ricardo Souza comenta que esse foi um período longo de espera entre as eleições e a posse, principalmente, em função de uma instabilidade que havia com processos eletivos anteriores, em que não ocorreram eleições diretas; mas agora, com todo esse processo aprovado, haverá uma estabilidade maior para a condução dos trabalhos.

Sobre seu trabalho em Ivaiporã, Ricardo destaca que pretende atuar com dedicação e empenho, visando que os objetivos possam ser cumpridos, principalmente, o fortalecimento dos cursos já em andamento, para que eles possam ser reconhecidos pelo MEC. Durante a solenidade de posse, Ricardo Souza assinou a ordem de serviço para a construção de um bloco didático, com quatro salas de aula, quatro laboratórios e uma sala de informática, cujas obras devem iniciar no mês de janeiro, num investimento previsto de R$ 1,5 milhão. Os recursos foram liberados por meio de emenda da bancada de deputados federais do Paraná, no Orçamento Geral da União, em que o representante de Ivaiporã é o deputado federal Sérgio Souza.

Além disso, o campus deve receber, em breve, melhorias em sua iluminação noturna e também recape asfáltico, que será realizado em parceria com a Prefeitura de Ivaiporã. “Também queremos adotar metodologias mais imersivas e um ensino cada vez melhor, que já é uma característica do campus do IFPR de Ivaiporã”, ressalta.

Para Ricardo Souza, o compromisso do reitor Antonio Zanatta com o campus de Ivaiporã é importantíssimo e o empenho da reitoria é que tenhamos mais cursos superiores e mais vagas ofertadas. “Queremos contar com a parceria de todos os servidores, professores e também lideranças do município de Ivaiporã”, frisa.

Campus Pitanga

O diretor do campus Pitanga, Márcio Gonçalves dos Santos, disse que o objetivo é dar andamento ao projeto de desenvolvimento institucional e fortalecer as infraestruturas dos cursos. Para isso, a construção de dois blocos de construção está sendo finalizada, assim como os laboratórios, para dar condições de ampliação de vagas para a comunidade de Pitanga e região. “Também queremos trabalhar a formação de jovens e adultos e cursos de nível médio técnico, que são demandas previstas para os IFPR”, ressalta.

Outro foco do trabalho será o fortalecimento dos três cursos superiores que já estão em andamento no IFPR e que, em breve, passarão pelo processo de reconhecimento do MEC. “Precisamos trabalhar, efetivamente, as questões que envolvem as adequações de laboratórios e aulas práticas voltadas à capacitação dos nossos alunos”, afirmou Márcio.

Recentemente, o campus Pitanga recebeu mais sete servidores, nomeados por meio de concurso público, que já estão incorporados ao quadro próprio do IFPR. “Temos cursos em andamento e precisamos que os alunos os concluam com qualidade e assim possam competir no mercado de trabalho”, ressaltou o diretor do campus.

Márcio Gonçalves dos Santos é empossado diretor do Ifpr de Pitanga

Márcio Gonçalves dos Santos é empossado diretor do Ifpr de Pitanga

Comentários