Ivaiporã conquista um caminhão coletor

Prefeito Miguel Amaral posa ao lado do Governador Ratinho Júnior e deputados Artagão Júnior e Alexandre Curi

Prefeito Miguel Amaral posa ao lado do Governador Ratinho Júnior e deputados Artagão Júnior e Alexandre Curi

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior confirmou nesta terça-feira, dia 17 de dezembro, durante evento no Palácio Iguaçu, um grande pacote voltado para o meio ambiente e a sustentabilidade. Foram destinados, entre liberações diretas e convênios, R$ 65 milhões para cidades de todas as regiões do Estado. O município de Ivaiporã foi contemplado com um caminhão coletor e compactador de Resíduos sólidos (lixo). Além disso, os demais municípios foram contemplados com recursos para a implantação de parques urbanos; castração e microchipagem de cachorros e gatos; construção de barracões de coleta de recicláveis; implantação de poços em comunidades rurais; trituradores de galhos; além da entrega de caminhões compactadores, pipas e para coleta seletiva.

Ratinho Júnior destacou que a questão ambiental é umas das prioridades do Paraná, com a estratégia de aliar técnicas de conservação e despoluição com o desenvolvimento econômico do Estado. “Nosso foco é trabalhar muito a sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente. Parcerias como essa, com tantos municípios, colaboram para espalhar uma adequação ambiental correta. O Paraná mais uma vez sai na frente”, afirmou.

O governador reforçou que a maior fatia do montante de recursos será aplicada no programa Parque Urbano, que implantará parques lineares urbanos em 30 cidades de diferentes regiões. A intenção, ressaltou Ratinho Junior, é evitar ocupações irregulares, conter enchentes e erosões, colaborando com a preservação do solo e da água. “Serão grandes parques “bariguis” por todo o Paraná”, afirmou, em referência ao parque que é um cartão-postal e ambiental de Curitiba.

Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, explicou que apesar de diferentes na natureza, as ações se conversam, com o foco em deixar o Paraná mais verde e melhorar a vida das pessoas. “O Paraná é o estado que mais está recuperando o meio ambiente, entendendo a importância desse grande tema mundial de uma forma correta”, destacou.

LIXO – Ainda de acordo com o secretário, os recursos liberados nesta terça-feira reforçam a atenção do Governo do Estado ao destino correto do lixo urbano. Estão previstas a construção de barracões de coleta reciclável em 14 cidades, além da compra de caminhões voltados exclusivamente para a atividade. “Isso fortalece muitos as cooperativas estaduais de lixo”, afirmou Nunes.

ANIMAIS – O secretário lembrou também que o governo credenciou clínicas veterinárias em todo o Paraná para fazer a castração e microchipagem de cães e gatos. O Estado fica responsável por pagar as cirurgias nos animais. “Trata-se de um pedido antigo de ONGs do setor. Agora poderemos colaborar com a contenção da população de cachorros e gatos, especialmente aqueles abandonados”, disse. “É uma questão de saúde pública também”, acrescentou o governador Ratinho Junior.

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia de lançamento o vice-governador Darci Piana; os prefeitos Rafael Greca (Curitiba) e Ulisses Maia (Maringá) e os prefeitos dos demais municípios beneficiados; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do Governo na Assembleia Legislativa), Alexandre Curi, Anibelli Neto, Artagão Júnior, Boca Aberta Júnior, Cobra Repórter, Delegado Jacovós, Do Carmo, Doutor Batista, Emerson Bacil, Evandro Araújo, Francisco Bührer, Jonas Guimarães, Luiz Cláudio Romanelli, Luiz Fernando Guerra, Marcel Micheletto, Michele Caputo, Nelson Luersen, Paulo Litro, Reichembach, Rodrigo Estacho, Soldado Adriano José e Tercílio Turini.

Comentários