Karatê de Pitanga conquista oito medalhas no Campeonato Mundial Interclubes

Participantes da competição posam para foto em Pitanga

Participantes da competição posam para foto em Pitanga

A Acokat (Associação Centro Oeste de Karatê-Do Tradicional) participou, entre os dias 5 a 8 de dezembro, em Curitiba, do 20º Campeonato Municipal de Karatê-Do Tradicional e do 5º Campeonato Interclubes, que aconteceu na PUC. Cerca de 30 países estiveram representados na competição, com mais de mil atletas, e o município de Pitanga, novamente, se destacou com a conquista de oito medalhas, sendo uma de ouro com o atleta João Pedro Groshouski de Oliveira; três de prata e quatro de bronze.

A sansei Janete Kutczuruba Berton comenta que os resultados da competição foram muito positivos, principalmente, porque o nível técnico da competição foi muito forte. “Apesar de termos nos preparado bem para o evento, não imaginávamos a quantidade de medalhas, pois havia atletas de renome. Acredito que conseguimos fazer história e agradeço a Deus e aos atletas pelo empenho, pois foi uma competição muito difícil, mas o nosso treinamento deu certo e a Acokat e Pitanga fizeram bonito na competição”, disse a sansei.

O resultado é inédito para o município e fecha um ano com resultados expressivos e com medalhas em praticamente todas as competições disputadas. “A dedicação de cada um contou muito, tanto nos treinamentos, como nos momentos decisivos do tatame e isso foi muito importante para o resultado alcançado”, ressaltou.

O atleta João Pedro Groshouski de Oliveira conquistou a medalha de ouro na modalidade kumitê e a medalha de prata na modalidade kata. Para ele, o resultado significa a concretização do esforço e dos ensinamentos repassadas pela sansei Janete Berton e que renderam frutos no campeonato. “Ninguém vai para uma competição sabendo que vai ganhar, mas treinei muito e para conseguir esse título. Graças a Deus tivemos essa conquista”, comenta.

A sansei Janete Berton ressalta que ainda não existe um calendário definido de competições para o ano de 2020, mas que as expectativas são positivas e as conquistas devem ser ainda maiores. Ela fez questão de agradecer aos patrocinadores e à Prefeitura de Pitanga pelo apoio para participar da competição.

Os resultados obtidos no campeonato mundial foram os seguintes:

Medalha de Ouro

João Pedro Groushouski de Oliveira (Kumitê)

Medalhas de Prata

João Pedro Groushouski de Oliveira (Kata)

Camila Lissa Hasegawa (kumitê)

Gustavo Martinho Castro (kata)

Medalhas de Bronze

Brenda Sacon (kumitê e kata)

Thais Binde Moreno (kumitê)

Maria Laura Puretz Burko (kumitê)

Certificado

A Acokat também realizou, recentemente, a entrega do certificado de grau de segundo Dan para André Marcondes e a graduação como faixa preta para o atleta Caio Portugal Ziegmann.

João Pedro Groshouski de Oliveira ao lado sansei Janete Berton e da mãe Andreia Groshouski de Oliveira

João Pedro Groshouski de Oliveira ao lado sansei Janete Berton e da mãe Andreia Groshouski de Oliveira

Comentários