Colégio Presidente Kennedy lança livro Semeando Sonhos

Professora Natália Onesko, integrantes do Nre de Ivaiporã e escritores mostram obra. Por: Divulgação

Professora Natália Onesko, integrantes do Nre de Ivaiporã e escritores mostram obra

Fonte: Divulgação

Na sexta-feira, 6 de dezembro, o Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Ariranha do Ivaí, realizou a solenidade de lançamento do livro Semeando Sonhos: Entre o urbano e o rural.

A obra organizada pela professora Natália Onesko, reúne 127crônicas, escritas entre 2014 e 2019, por alunos dos 9º anos, deste período, do Colégio Estadual Presidente Kennedy, de Ariranha do Ivaí, a partir do projeto “Entre o urbano e o rural: as crônicas de Rubem Braga na sala de aula”. O título aborda temas como amor, amizade, esportes, cidadania e muitos outros. A partir do dia a dia de cada autor expressam seus sentimentos, experiências e reflexões.

São crônicas simples, sem linguagem rebuscada, mas de pureza e leveza de uma cidade pequena. Todos os alunos, independente da dificuldade ou deficiência tiveram a oportunidade de escrever. Mediante as crônicas é provável que conheça um pouco do município e da realidade dos estudantes.

“Por mais laborioso que seja, é fundamental gerar condições didáticas com sentido social porque valeu a pena curtir a alegria dos autores ao ver seus nomes no livro. Isso não tem preço. Agradeço ao Algacir Santos Junior, membro da Academia Cascavelense de Letras, e o escritor, Algacir Santos que deram o pontapé inicial para concretização dessa obra e a diretora Verônica pelo apoio”, disse Natália Onesko.

“Ser autora de duas crônicas que foram publicadas em um livro me deixa muito contente. É a realização de um sonho ter tido essa oportunidade única. Sair do 9°ano com uma crônica publicada em um livro, foi uma experiência muito boa, que me serviu de motivação para até mesmo escrever outras crônicas. Eu tive a oportunidade de me expressar nessas crônicas, de contar momentos importantes da minha vida. Sou muito grata a professora Natália Onesko por ter se esforçado e se dedicado tanto para que esse livro fosse publicado”, afirmou a aluna Gabriela Cicatto.

“Bom esse ano foi um maravilhoso, e esse livro que fizemos, marcou a nossa vida, não tem coisa melhor que você entrar pra história, pois nossos filhos e netos vão ler. É uma coisa que poucos tiveram a oportunidade, eu estive a minha "semeando sonhos" este livro maravilhoso estará eternamente nos nossos corações, agradeço a professora Natália por tudo isso por ter nos concedido essa oportunidade. Vamos sair do 9º ano, mas o 9º ano nunca sairá de nós”, ressaltou o aluno Jhonata Hort.

“Concluir o ensino fundamental já é uma luta ganha, quem estuda sabe, porque junto com o aprendizado vem as dificuldades, frustrações, mas também alegrias diversas. Sair do 9º como autoras em um livro é uma coisa gratificante, incrível, especial que nem todo mundo tem oportunidade, mas que nós tivemos, você ver que foi capaz de escrever alguma coisa que foi digna de um livro é um orgulho de si próprio, inimaginável, esse ano teve dificuldades? Teve, mas passamos de cabeça erguida, ainda mais depois do livro”, comentaram as gêmeas, Bárbara e Eduarda Barros Cicatto.

Alunos leem livro lançado pelo colégio

Alunos leem livro lançado pelo colégio

Comentários