Escola Dilson Teixeira Coelho realiza sarau literário e lançamento de HQ´s

Eliane Spaler e família acompanham assinatura de livro de histórias em quadrinhos

Eliane Spaler e família acompanham assinatura de livro de histórias em quadrinhos

A Escola Municipal Dilson Teixeira Coelho, de Jardim Alegre, realizou, nos dias 3 e 4 de dezembro, um sarau de poesia para os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental do período vespertino e do 5º ano do Ensino Fundamental do período matutino.

As duas atividades foram idealizadas e organizadas pela professora Eliane Honório de Jesus Spaler, com o apoio da direção da escola e do Departamento Municipal de Educação.

Na ação realizada na terça-feira, dia 3 de dezembro, os alunos realizaram nove apresentações entre teatros, declamações, dramatizações e ensaios. Apesar do pouco tempo de ensaio, cerca de 30 dias, o resultado foi muito positivo, não apenas pelo fato de trabalhar vários aspectos da literatura e o resgate da cultura com os alunos, mas também pela oportunidade que muitos alunos tiveram de se apresentar pela primeira vez em um palco. Além da utilização dos livros do acervo bibliográfico da escola, a professora também fez a utilização de outras obras literárias, rimas e poesias. Todas, no entanto, tinham em comum, o fato de trabalhar a preservação do meio ambiente. Além dos ensaios com os alunos, a professora se empenhou na confecção das roupas e fantasias, usadas pelos alunos na ação.

“O que mais nos deixou feliz é que muitos alunos nos procuraram após o evento e disseram que essa foi a melhor noite da vida deles”, ressaltou a diretora Aurora Rodrigues.

Na quarta-feira, dia 4 de dezembro, ocorreu a noite de autógrafos do livro de histórias em quadrinhos “Maneiras de Ler o Mundo”, que foi idealizado pela professora Eliane Spaler com os alunos do 5º ano do período matutino. Cada aluno escreveu e desenhou uma historinha, que foi incorporada à obra. Com o apoio dos pais, patrocinadores e promoções feitas pelos alunos, foi possível a impressão de 80 livros em uma editora de São Paulo, que, inclusive, vai expor a obra durante a Bienal do Livro de São Paulo em 2020. “Eu precisava trabalhar com gêneros textuais e alguns deles queriam aprender a desenhar e assim surgiu a ideia de trabalharmos os gêneros textuais e unir o útil ao agradável e surgiu essa ideia de maneira lúdica de montar o livro de histórias em quadrinhos”, disse Eliane Spaler.

A secretária municipal de Educação de Jardim Alegre, Marta Spadrizanni, parabenizou a escola e, principalmente, a professora pela idealização desse projeto e pela contribuição para o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Essas ações são muito importantes para todos os alunos e estamos felizes com o resultado alcançado com as duas ações”, frisou secretária de educação.

Prefeito José Roberto Furlan prestigia sarau de poesias

Prefeito José Roberto Furlan prestigia sarau de poesias

Comentários