Colégio Bento Mossurunga oferece Educação em Tempo Integral

Entre as atividades da educação integral estão aulas de música. Por: Divulgação

Entre as atividades da educação integral estão aulas de música

Fonte: Divulgação

O Colégio Estadual Bento Mossurunga Ensino Fundamental e Ensino Médio é a única instituição de Ensino Estadual a oferecer o Ensino em Tempo Integral no município de Ivaiporã, com objetivo principal de ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem, visando a formação integral das crianças, dos adolescentes e dos jovens.

A educação integral no Colégio Bento Mossurunga iniciou em 2017, implantado de forma gradativa, primeiramente, com três turmas de 6º anos e, depois em 2018, no segundo ano 6º e 7º ano, 2019 6º, 7º e 8º anos e, agora em 2020, ciclo completo dos 6º ao 9º ano fechando com oito turmas de ensino fundamental em educação integral, que chegam à escola às 07h40 da manhã e permanecem na escola até as 16h20, ficando praticamente o dia todo no colégio e, inclusive, fazendo lá suas refeições.

Durante a permanência do aluno na escola, é necessário que as disciplinas oferecidas ocupem o tempo de forma que o aluno desenvolva suas atividades pedagogicamente acompanhadas, de maneira que obtenha o melhor rendimento. Para que esse tempo seja bastante proveitoso para o aluno, é proposto um currículo integrado, organizado em uma matriz curricular, por meio de disciplinas da base nacional comum e disciplinas e componentes curriculares da parte diversificada (ensino fundamental), procurando atender as necessidades do educando; portanto, além das disciplinas obrigatórias constantes nas grades do ensino regular, é oferecida uma grade complementar, que abrange uma formação completa para o aluno. São 15 disciplinas que procuram atender a essa necessidade, dentre esses componentes curriculares estão disciplinas como: programação e tecnologia computacional, aprofundamento esportivo, espaço/patrimônio e cultura, literatura/corpo e arte; para 2020 estão previstas, na grade curricular, mais três disciplinas, que são empreendedorismo, projeto de vida e estudo orientado; ainda outras duas disciplinas eletivas, sendo de espanhol e iniciação científica, aprovada pelo Conselho Escolar, oferecendo assim uma formação diversificada do ponto de vista da formação humana de maneira mais completa para o aluno.

O Colégio Bento Mossurunga dispõe de uma infraestrutura adequada para atendimento desses alunos do integral, tendo em vista seus amplos espaços de convivência, como: pátio, refeitório, sala de vídeo, quadra coberta, quadra aberta, campo futebol suíço, sala de leitura, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências, etc. Toda essa estrutura para atendimento do ensino integral com o objetivo, sobretudo de orientar o educando para que ele seja o protagonista de sua própria educação, com uma carga horária compatível com essa necessidade do aluno. O Colégio Bento tem buscado ampliar os espaços pedagógicos para que durante esse tempo que o aluno permaneça na escola, possa ser ocupado com atividades que atendam às necessidades do educando, buscando uma formação humana e completa.

O colégio ainda conta com 12 salas de aulas, sendo 8 salas equipadas com tecnologia como data show, salas com notebooks, todos os pátios e espaços de convivência monitorados por câmeras, quadra coberta reformada, com o objetivo de proporcionar maior segurança e conforto para os nossos alunos.

Segundo a diretora Geni de Fátima da Silva Hruba e diretor auxiliar Maurício Frederico, para o ano letivo de 2020, a expectativa é muito boa, já que existe a experiência desses últimos três anos trabalhando dia a dia com o ensino integral, portanto, toda equipe pedagógica, direção, professores e funcionários estão preparados para receber os alunos e realizar um excelente ano letivo em 2020.

A aluna Gabriela Zanetti, 13 anos, do 8º ano B, disse que a vantagem da escola em tempo integral é tirar o adolescente da rua. “Na educação integral temos várias atividades esportivas e eu que sou atleta, é um complemento importante”, disse.

Para Mariele Fernanda Silva Campos, 13 anos, do 7º ano C, as matérias diferenciadas da educação integral proporcionam um melhor aprendizado. “Todas as escolas deveriam aderir ao ensino integral porque é muito melhor para o aluno estar na escola recebendo conhecimento e aprendendo coisas novas”, opinou.

Na opinião de Matheus de Carvalho Hasquel, 13 anos, aluno do 8º ano C, estar na escola em tempo integral diminui as chances do aluno se envolver com coisas erradas. “O aprendizado é maior e as matérias são mais dinâmicas e diversificadas”, pontuou.

Gabriela Zanetti, Mariele Fernanda e Matheus Hasquel enaltecem escola em tempo integral. Por: Antonello Nadal

Gabriela Zanetti, Mariele Fernanda e Matheus Hasquel enaltecem escola em tempo integral

Fonte: Antonello Nadal

Comentários