UEM aplica prova do PAS em Ivaiporã

Candidatos chegam ao campus da Uem, em Ivaiporã para realizar provas do Pas. Por: Antonello Nadal

Candidatos chegam ao campus da Uem, em Ivaiporã para realizar provas do Pas

Fonte: Antonello Nadal

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) aplicou no domingo, 24 de novembro, em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Loanda, Londrina, Umuarama e em Maringá, a prova do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2019, quando quase 30 mil estudantes do ensino médio participaram da avaliação.

Em Ivaiporã, as provas foram realizadas no campus Regional do Vale do Ivaí, onde foram utilizadas 5 salas e no Colégio Estadual Idália Rocha, onde foram utilizadas 12 salas.

As três etapas do PAS receberam 29.723 inscrições, um aumento de 7,25% na comparação com 2018. Para os candidatos da etapa 3, que vão ingressar na instituição em 2020, a UEM disponibiliza 753 vagas.

O PAS da UEM é uma modalidade do processo seletivo para ingresso no ensino superior destinado aos alunos matriculados regularmente no ensino médio e que abrange todas as séries desse nível de ensino. Ao final de cada série, o aluno faz uma prova.

O desempenho em pontos obtidos em cada prova é acumulado e determina o desempenho final do candidato no processo. O escore final é utilizado para a classificação ao curso pretendido. Assim, ao invés de o aluno fazer um só exame ao final do terceiro ano, como ocorre no concurso vestibular convencional, ele participa de avaliações seriadas. “Ao passar por todas as etapas, o candidato pode escolher o curso que pretende fazer na UEM”, destacou a coordenadora de sede, Giovana Rodrigues Alves.

Os candidatos da 1ª e 2ª etapas responderam 25 questões de Conhecimentos Gerais, 10 de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, 5 de Língua Estrangeira e a Redação. Já os alunos que fizeram a 3ª etapa responderam 19 questões de Conhecimentos Gerais, 7 de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, 4 de Língua Estrangeira, 10 de Conhecimentos Específicos (5 de cada disciplina) e a Redação.

De São João do Ivaí, a estudante Giovana Vidoti, 15 anos, disse que pretende cursar medicina na Universidade Estadual de Maringá. Ela estava acompanhada dos pais antes de entrar em sala de aula e frisou que o apoio deles é importante para esse objetivo. “Já fiz PAS e tenho uma noção de como é um vestibular, mas a redação sempre preocupa”, comentou.

Por sua vez, Carlos Bordin, veio de Rosário do Ivaí para somar pontos para ingressar futuramente no curso de Direito. “Estudei bastante para a prova e a expectativa é a melhor possível, mas a redação e matemática são as mais difíceis”, afirmou.

O gabarito provisório das questões objetivas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi divulgado na terça-feira, 26 de novembro.

De acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM, as datas previstas para o resultado final são: 17 de janeiro de 2020 (Etapa 3 do PAS) e 22 de janeiro de 2020 (Etapas 1 e 2 do PAS), a partir das 10h00. A divulgação será feita somente no site www.vestibular.uem.br. Vale lembrar que para a Etapa 3 há 753 vagas de ingresso em cursos de graduação.

Vestibular de Verão

O Vestibular de Verão da UEM oferta 1.519 vagas, sendo 287 reservadas para as cotas sociais. As provas serão realizadas em 8 e 9 de dezembro, das 13h50 às 19h00, em Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama. Há 13.118 inscritos.

Comentários