Panetone

Imagem da notícia.

Ingredientes

Fermento

45 g de fermento biológico fresco

50 g de açúcar

125 g de água morna

150 g de trigo

Massa:

100 g de manteiga

80 g de açúcar

4 gemas

2 colheres de sopa de óleo

1 colher de sopa de glicose

40 g de leite

1 colher de sopa de licor curaçao

1 pitada de sal

Raspa de 1 laranja

Raspa de 1 limão

300 de farinha de trigo

Recheio para Panetone:

200 g de uvas passas

200 g de frutas cristalizadas

Modo de Preparo

Fermento:

Amasse com as costas de uma colher o fermento com o açúcar e um pouquinho da água, até dissolver bem. Acrescente aos poucos, alternadamente, a farinha e a água. Cubra a vasilha com filme plástico e deixe crescer, de preferência no sol (é bem mais rápido e cresce bastante) ou em cima do forno quente.

Massa:

Faça uma coroa com a farinha, ao redor coloque o açúcar e o sal. No centro coloque as gemas, o óleo, as raspas, a glicose, curaçao, manteiga e o fermento. Misture tudo com as mãos, no final, se necessário, coloque o leite aos poucos. Sove bastante a massa, muito bem, até que fique bem lisinha. Coloque em uma vasilha, cubra com papel filme e coloque para crescer, de preferência em lugar aquecido, como sol ou em cima do forno quente, até dobrar de volume. Após crescida, misture os ingredientes do recheio, frutas cristalizadas e passas para panetone.

Sove novamente, faça 2 bolas e coloque em 2 formas para panetone de 500 g. Pode também dividir a massa em 8 ou 10 partes e colocar em formas para panetone de 100 g. Deixe crescer por cerca de 30 a 60 minutos, em lugar aquecido. Leve para assar a 180º.

Comentários