Moscas Volantes

DOENÇAS OCULARES

Imagem da notícia.

Esta doença caracteriza-se pelo aparecimento de pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha que parecem mover-se na frente de um ou de ambos os olhos. A denominação Moscas Volantes vem do latim muscae volitantes, expressão utilizada principalmente na Roma antiga para descrever este problema.

A principal causa é o processo natural de envelhecimento, que faz com que o vítreo (fluído gelatinoso que preenche o globo ocular) separe-se da retina em alguns pontos. As minúsculas partículas de proteínas que se espalham pelo vítreo em decorrência deste processo causam o aparecimento das Moscas Volantes. Esta doença ocorre com maior frequência após os 45 anos de idade, entre as pessoas que têm miopia, que se submeteram à cirurgia de catarata ou ao tratamento YAG Laser, ou que sofreram inflamação dentro do olho.

Normalmente esta doença não necessita tratamento e tende a diminuir naturalmente. Entretanto, se ela estiver relacionada a um rasgo na retina, este deve ser selado com laser argônico ou através de crioterapia, a fim de evitar o descolamento da retina, que pode provocar cegueira irreversível.

Imagem da notícia.
https://www.hospitaldeolhos.com.br/

Comentários